Cores primárias são as cores puras, ou seja, que não podem ser criadas a partir da combinação de outras cores. As cores primárias são: o amarelo, o vermelho (magenta) e o azul (ciano).
Você já viu quais são as cores primárias e como a luminosidade e a saturação interferem na criação de novas tonalidades e novos matizes. Que tal explorar mais a fundo cada uma? Veja, a seguir!
Essa é a classificação tradicional das cores primárias, secundárias e terciárias. Aprofundando um pouco mais na mistura de cores primárias, temos outras classificações: a Tríade Aditiva e a Tríade Substantiva.
Veja também: Paleta de Cores – Confira Como Fazer + 15 Exemplos Perfeitos
Já a síntese subtrativa – também chamada de tríade subtrativa – é formada pelas cores ciano, o magenta e o amarelo. A partir dessa tríada, originam-se as cores que não possuem presença de luz, como o preto. Além disso, a tríada também chama-se CMYK (do inglês cian, magenta , yellow e black).
Veja também: Gosta de luz natural? Saiba como a iluminação zenital pode transformar um ambiente
As cores primárias não se decompõem em outras cores. Porém, fazem parte de um sistema de cores-luz, denominado de síntese auditiva e subtrativa. Ou seja, cores que existem em decorrência da presença de luz. Dessa forma, as cores primárias fazem parte da chamada tríada aditiva.
As cores primárias formam a chamada tríade aditiva, porque a soma dessas três cores resulta na luz branca. A tríade aditiva pode ser chamada de sistema RGB (do inglês red, green e blue).
Uma vez que as cores só existem em função da luz, criou-se um sistema de cores luz, que são a síntese aditiva e subtrativa. Essa classificação de cores primárias e secundárias costuma ser utilizada na área de design gráfico.
Ou seja, as cores vermelho, verde e azul quando juntas possuem como resultado a cor branca. Assim, formam a tríade aditiva. Entretanto, o grupo das cores primárias é formado pelas cores amarelo, o azul e o vermelho. Nesse sentido, por não serem originadas de outras cores, quando misturadas, formam as de mais cores existentes.
As três cores primárias são: azul, vermelho e amarelo. Elas servem como base para a criação de outras do círculo cromático e não podem ser decompostas em outros matizes. Afinal, são “puras”. Porém, elas têm variações graças à luminosidade e à saturação.
Gostou de conhecer as cores primárias? No nosso catálogo, você encontra produtos para as mais diversas superfícies, desde paredes até áreas de madeira e metal. É só acessar o nosso site e descobrir as principais características de cada produto.
Cor do céu e do mar, o azul está muito ligado à harmonia e à saúde. Ele pode ser misturado com vermelho e amarelo para gerar os matizes roxo e verde, respectivamente. No nosso leque, você encontra várias opções interessantes de tons vindos dele:
A partir das cores primárias ou puras, outras colorações se formariam (cores secundárias). Entretanto, com o avançar dos estudos, nota-se que o trio “azul, amarelo e vermelho” não é a melhor para reproduzir o esquema de cores.
As cores primárias são uma das primeiras lições que aprendemos na escolinha, não é mesmo? Elas estão presentes em tudo ao nosso redor, e quando falamos de arquitetura e design de interiores são fundamentais para dar vida e estilo aos projetos.
Esse matiz está ligado à paixão, ao amor e à energia, por isso, costuma se destacar nos ambientes. Com ele, você pode gerar o roxo (com azul) e o laranja (com amarelo). Essa é uma das cores primárias considerada “quente”. Veja opções do nosso leque:
Assim, temos esse esquema para formar cores secundárias: Azul + amarelo = verde. Amarelo + vermelho = laranja. Vermelho + azul = roxo ou violeta.
A cor branca, branco ou alvo é a junção de todas as cores do espectro de cores. É definida como "a cor da luz" em cores-pigmento. É a cor que reflete todos os raios luminosos, não absorvendo nenhum e por isso aparecendo como clareza máxima.
Logo a cor preta, nada mais é que a mistura de todos pigmentos de cores. Podemos dizer então que quando uma camiseta se apresenta aos nossos olhos na coloração preta, é porque a mesma está absorvendo todas as cores do feixe de luz.
Chama-se luz monocromática aquela composta de apenas uma cor, como por exemplo a luz amarela emitida por lâmpadas de sódio. Chama-se luz policromática aquela composta por uma combinação de duas ou mais cores monocromáticas, como por exemplo a luz branca emitida pelo sol ou por lâmpadas comuns.
o que emite a luz verde ou coisas verdes é a cor azul, muitas pessoas nascem com olhos azuis e depois ficam verdes por causa da junção do amarelo e azul.