Primeira etapa do processo construtivo, a sondagem do solo é procedimento técnico vital em qualquer tipo de obra. ... Com a sondagem do solo, é possível conhecer as características do terreno, como a espessura das camadas que o compõe, sua resistência e a provável localização do lençol freático, caso exista.
A sondagem rotativa é um método de investigação geológico e geotécnico que utiliza um conjunto motomecanizado para obter amostras contínuas, em formato cilíndrico, ou quando o intuito é obter amostras de materiais rochosos.
As sondagens a percussão, com medida de SPT (do inglês, Standard Penetration Test) são prospecções do solo onde são feitos ensaios (tests) utilizando-se um equipamento ''padrão'' (Standard), chamado de amostrador, para penetrar (Penetration) o solo.
“As sondagens devem ser, no mínimo, de uma para cada 200m2 de área da projeção em planta do edifício, até 1.
O NSPT utilizado para realizar o cálculo da pressão admissível é o número de golpes do martelo, para que o amostrador padrão penetre 30 cm no solo, após uma penetração inicial de 15 cm. Esse procedimento é realizado a cada metro de sondagem.
Fazer dois furos se a área for inferior a 200 m². Fazer três furos se essa área for entre 200 e 400 m². De 400 a 1.
O resultado do ensaio de sondagem é fundamental, pois determina as propriedades físicas do solo, o que é indispensável para elaboração do projeto de fundação. Além disso, ela poderá até mesmo sinalizar que uma obra não é viável financeiramente para ser realizada naquele terreno.