Os ditados populares, também chamados de provérbios ou ditos, atravessam gerações e passam por nós todos os dias durante anos a fio. São expressões que muitas vezes repetimos sem sequer percebermos aquilo que significam.
É muito comum que as pessoas deixem para fazer coisas importantes na última hora, seja no trabalho ou na vida pessoal. Isso acontece devido a muito fatores, como a ansiedade que paralisa ou a preguiça.
Essa frase carrega como significado o desejo de vingança. É dita quando alguém está muito revoltado por conta de uma maldade cometida por outra pessoa e tem o intuito de “pagar na mesma moeda”.
Aqui, a ideia é a de que a pessoa que não dá atenção aos amigos, no início pode fazer falta, mas com o tempo passa a não ser mais lembrada. Isso porque temos a tendência a nos acostumarmos com as situações.
Esse ditado é bastante parecido com o "De grão em grão, a galinha enche o papo", embora o último seja mais utilizado no sentido financeiro e o primeiro tenha um significado mais amplo.
E os ditados populares criam uma espécie de metáfora sobre determinados temas, para que seja possível refletir sobre eles e tirar aprendizados importantes da sabedoria popular. Além disso, como são de fácil fixação, ajuda também a memorizar e passar para frente.
Existem os ditos populares brasileiros gerais, que foram os que citamos aqui. Mas, em cada região, cidade e estado do país possuem as próprias crenças, ditados e provérbios culturais.
O ditado nos aconselha a inserir a música (e a arte de maneira geral) em nossa vida e cotidiano, pois através do canto é possível alcançar maior estabilidade emocional, afastando os problemas de nosso pensamento.
É usado, por exemplo, quando alguém está numa situação de viagem, ou em um lugar distante, e ao se deparar com uma situação difícil, um “sufoco”, se lembra de que tem em seus pertences um objeto que será muito útil.
Então, se usa a expressão para dizer que é o ideal é que a vida em matrimônio seja construída em um local totalmente novo, com privacidade e liberdade para os recém-casados.
Significado: brincar com as emoções de alguém ou humilhá-las. Falando de gatos, aqui vem outro com tema felino sobre truques. Sua origem está em uma versão antiga do tag onde quem estava “ele” estava vendado. Era muito fácil para o resto das crianças provocar e atormentar o seu “assaltante” vendado, às vezes batendo neles com sapatos! Ah, mas a parte do “gato”, hum… eu não tenho ideia!
Mas, ao observar a natureza, vemos que depois de uma chuva forte, as nuvens se dissipam e o céu novamente fica límpido. Assim acontece na vida, depois de um evento ruim, um tempo bom pode começar.
Além disso, muitos ditados populares também são regionais e representam um forte elemento de pertencimento local. E, claro, também fala sobre as tradições daquele espaço.
Muitos dos ditados são baseados na vivência das pessoas, nas experiências delas e até mesmo em trechos retirados da Bíblia Sagrada. Alguns são até engraçados e nos divertem até hoje.
Esse ditado faz referência ao choro dos bebês, que quando estão com fome precisam chorar para comunicar à mãe a necessidade de alimento. Dessa forma, a mulher pode oferecer o seio e amamentar seu filho.
Um ditado é uma expressão curta e bem conhecida – uma observação expressiva de sabedoria e verdade ou um conselho geral. Em alguns casos, estão ligados a contextos históricos ou curiosidades brasileiras. Ditados populares existem também com variações regionais, atrelados a aspectos culturais da região específica.