EQST

Para Que Serve O Manejo Florestal?

Para que serve o manejo florestal?

Manejo florestal é a utilização racional e ambientalmente adequada dos recursos da floresta. Manejo é uma atividade econômica oposta ao desmatamento, pois não há remoção total da floresta e mesmo após o uso o local manterá sua estrutura florestal.

O que é o Plano de manejo florestal?

Plano de Manejo Florestal Sustentável (PMFS) – é um documento que deve conter informações gerais da área (localização, tipos de vegetação, de solo, rios, etc.) ... Documento de Origem Florestal (DOF) – é um documento expedido pelo órgão competente que certifica a legalidade da madeira, permitindo seu transporte e comércio.

Como podemos definir manejo sustentável?

O manejo sustentável é uma série de políticas de boas práticas para a correta extração de uma árvore: somente árvores antigas, que não emitem mais tanto oxigênio para o meio ambiente e que tenham uso comercial podem ser extraídas.

Como elaborar um plano de manejo florestal?

A seguir são descritos os passos para elaboração de um plano de manejo florestal:
  1. 1 – Informações Gerais. ...
  2. 2 – Responsáveis Técnicos. ...
  3. 3 – Objetivos do plano de Manejo. ...
  4. 4 – Justificativa Técnica e econômica. ...
  5. 5 – Informações sobre a propriedade. ...
  6. 6 – Descrição do ambiente. ...
  7. 7 – Uso atual da terra.
Mais itens...•26 de mar. de 2019

O que é manejo sustentável e qual a sua importância para a conservação das espécies?

Manejo Florestal Sustentável é a administração da floresta para obtenção de benefícios econômicos, sociais e ambientais, respeitando-se os mecanismos de sustentação do ecossistema objeto do manejo e considerando-se, cumulativa ou alternativamente, a utilização de múltiplas espécies madeireiras, de múltiplos produtos e ...

O que é manejo sustentável exemplos?

Um manejo sustentável é aquele que é eficiente e durável. Quando se fala em sustentabilidade, levam-se em consideração os aspectos ambientais, sociais e econômicos. É utilizar uma série de medidas que não só resolva o problema, mas respeite também o meio ambiente e o círculo social em volta.

Quanto custa um plano de manejo florestal?

para as unidades de manejo florestal (UMF) II e III, que possuem com cerca de 130 mil e 60 mil hectares, respectivamente. O preço mínimo do metro cúbico proposto pelo edital de concessão foi de R$ 16,38.

Como os recursos florestais deveriam ser utilizados manejados e mantidos?

As operações florestais devem manter as funções ambientais dos ecossistemas, incluindo a estabilidade das bacias hidrográficas, conservação dos recursos biológicos e proteção de "habitats" para a vida selvagem; o planejamento e a implantação têm que incorporar conceitos de rendimento sustentado para todos os produtos ...

Em qual região ocorre o maior aproveitamento de recursos florestais?

Setembro/2008 - 1ª semana - Região Norte Recurso natural abundante em áreas florestais, as árvores são vistas como o principal elemento para exploração econômica na região amazônica, sobretudo por meio da derrubada para extração de madeira. No entanto, essa não é a única opção para quem tira da floresta seu sustento.

Qual a importância do manejo sustentável?

O principal objetivo do Manejo Florestal Sustentável é manter a floresta viva. Para isso, a técnica procura explorar os recursos da natureza da forma menos invasiva e destrutiva, causando o mínimo de impacto ambiental.

O que é o manejo sustentável?

Realizar o manejo de recursos naturais de forma sustentável significa, basicamente, buscar modos de atuar sobre eles, beneficiando a sua preservação e, ao mesmo tempo, possibilitando sua utilização em prol do desenvolvimento econômico e social das áreas em que estão inseridos.

O que é área de manejo sustentável?

O manejo florestal sustentável (MFS), é um modelo que permite a exploração racional dos produtos madeireiros e não madeireiros com técnicas de mínimo impacto ambiental sobre os elementos da natureza.

O que é manejo ecológico sustentável?

Manejo Florestal Sustentável é a administração da floresta para obtenção de benefícios econômicos, sociais e ambientais, respeitando-se os mecanismos de sustentação do ecossistema objeto do manejo e considerando-se, cumulativa ou alternativamente, a utilização de múltiplas espécies madeireiras, de múltiplos produtos e ...