EQST

Para Que Serve O Cateter De Portocath?

Para que serve o cateter de Portocath? Essa é a pergunta que vamos responder e mostrar uma maneira simples de se lembrar dessa informação. Portanto, é essencial você conferir a matéria completamente.

Para que serve o cateter de Portocath?

É um dispositivo utilizado para administração de medicamentos e coleta de sangue. Uma opção segura e eficiente no manuseio de pacientes oncológicos. É formado por um reservatório e um cateter. Esse reservatório tem formato cilíndrico ou cônico, e podem ser feitos de silicone, plástico ou titânio.

Onde é implantado o Portocath?

É implantado no tecido subcutâneo e introduzido numa veia calibrosa, em geral na veia cava superior, próximo à entrada do coração. A cicatrização da inserção do cateter varia de 7 a 10 dias e após isso, não há necessidade de curativo.

O que é punção Portocath?

A punção do Cateter Venoso Totalmente Implantado (Port-a-cath) é um procedimento que busca ter acesso ao cateter interno, formado por um tubo flexível e um reservatório de silicone, plástico ou titânio (em formato cônico ou cilíndrico) que é extremamente seguro e eficiente para os pacientes em tratamento oncológico.

Quanto tempo pode ficar com Portocath?

O dispositivo pode ficar implantado por até 5 anos, sendo necessária a lavagem mensal do cateter quando não está em uso pela quimioterapia. O cateter pode ser usado para: Quimioterapia, infusão de antibióticos, nutrição parenteral, tratamento antiviral.

O que é o cateter totalmente implantado?

O cateter totalmente implantado é amplamente utilizado durante o tratamento de pacientes com câncer e é capaz de minimizar complicações decorrentes da terapia intravenosa periférica. Assim, buscou-se identificar os cuidados de enfermagem relacionados ao manuseio de cateter totalmente implantado nesses pacientes.

O que é cateter totalmente implantado?

Consiste em um dispositivo composto por um cateter longo que fica posicionado dentro de uma veia de grande calibre ligado a um reservatório localizado abaixo da pele, onde será realizada a punção e infusão da medicação. Eles são feitos em diversos diâmetros e comprimentos e de diferentes tipos de materiais.

Como usar o Portocath?

Como Utilizar o Cateter Port-a-Cath Para injetar a medicação, o profissional de saúde palpa o reservatório embaixo da pele e introduz uma agulha em seu centro, que é feito de silicone de alta resistência. Os pacientes geralmente não sentem dor, apenas uma leve sensação de picada na hora de sua utilização.

Para que serve o cateter no canal da urina?

O cateter Duplo J serve para manter o canal urinário aberto. Portanto, costuma ser usado nas situações em que há um cálculo ureteral ou um tumor que esteja invadindo o ureter ou um tumor de ureter. Para os casos de tumor de ovário ou de útero que estejam apertando esse canal e obstruindo o rim, também é indicado.

Quais os riscos do cateter para quimioterapia?

Existem diversas complicações associadas tanto à implantação quanto ao uso de tais dispositivos. As complicações mais graves são relacionadas ao implante propriamente dito, como pneumotórax ou hemotórax, e costumam manifestar-se imediatamente, sendo relacionadas à escolha do local de punção.

Como funciona o cateter Port-a-cath?

Porth-a-cath ou portocath, é como popularmente chamamos o cateter totalmente implantável, composto por um cateter longo, posicionado dentro de uma veia de grande calibre, ligado a um reservatório abaixo da pele, onde será realizada a punção e a infusão de medicação quimioterápica.