Para que serve capeamento no dente? Essa é a pergunta que vamos responder e mostrar uma maneira simples de se lembrar dessa informação. Portanto, é essencial você conferir a matéria completamente.
Capeamento pulpar é uma técnica utilizada para proteger e possibilitar a recuperação da polpa do dente em casos de cárie dentária profunda.
O que é capeamento do dente?
O capeamento pulpar indireto (CPI) é um procedimento terapêutico que consiste na completa remoção da dentina infectada e necrosada, deixando sobre a polpa dentária somente uma última camada descalcificada e fina, mas ainda com vitalidade9-10.
Como fazer o capeamento pulpar?
Consiste em aplicar medicação diretamente sobre a polpa exposta, na tentativa de preservação da vitalidade dental. A diferença fundamental entre a pulpotomia é a extensão da remoção do tecido pulpar remanescente.
Quando fazer o capeamento pulpar?
O capeamento pulpar direto é utilizado quando há o incidente da exposição pulpar durante a remoção do tecido cariado ou após trauma. Nesse caso a polpa deve se encontrar sadia, sem sinais de inflamação (ESTRELA, 2001).
Quais são os objetivos do capeamento pulpar direto?
Capeamento pulpar direto O objetivo é manter a vitalidade, de forma que não haja sinais e sintomas como sensibilidade, dor ou algum tipo de inchaço após o tratamento. Deve ocorrer também a cura pulpar e formação de dentina reparadora.
O que devo fazer se expor uma polpa?
O cimento de hidróxido de cálcio fotoativado pode ser utilizado sobre o pó de hidróxido de cálcio ou sobre a pasta (feita com o pó e água destilada), como também pode ser utilizado como agente capeador direto sobre a exposição pulpar(1).
Como utilizar Hidroxido de cálcio PA?
Instruções de uso: Em um recipiente adequado, adicionar 100ml de água destilada ao conteúdo do frasco do produto (10 g de Hidróxido de Cálcio P.A.); Manter esta mistura em repouso, para que o excesso de Hidróxido de Cálcio P.A. fique sedimentado no fundo do recipiente.
Como usar o Hidroxido de cálcio PA?
Pode ser utilizado na forma de pó, pasta e cimento (auto ou fotoativado)(1). Quando em contato direto com a polpa, o hidróxido de cálcio provoca uma necrose superficial de coagulação reduzindo os estímulos da inflamação(1).
Como faz a Proteção pulpar?
Proteção pulpar direta.
Técnica: bolinha de algodão esterilizada embebida em solução de soro fisiológico sobre a exposição para hemostasia; solução de Ca (OH)2 sobre a exposição; Ca (OH)2 P.A. sobre a exposição; segue técnica de proteção pulpar convencional.
9 de mai. de 2012
Quando se usa Ionomero de vidro?
Os cimentos de ionômero de vidro convencionais podem ser indicados para o selamento provisório de cavidades, devido as suas propriedades favoráveis de adesão à estrutura dentária, liberação de fluoretos, paralisação do processo de cárie e baixo custo.
Qual o material utilizado para capeamento pulpar direto?
hidróxido de cálcio
Os materiais mais relatados foram o hidróxido de cálcio, o agregado trióxido mineral (MTA) e o silicato tricálcio (biodentine®). O primeiro contém propriedades antibacterianas e biocompatibilidade, entretanto possui a sua alta solubilidade como desvantagem.
O que fazer quando a polpa está exposta?
Além disso, em casos de exposição pulpar, os adesivos podem ser utilizados como capeadores diretos onde desempenham também, segundo alguns autores, a função de induzir a formação de tecido duro. Sabe-se que o mecanismo de reparo da polpa está intimamente relacionado com o tipo de material utilizado para sua proteção.
Quando usar a pasta de hidróxido de cálcio?
A forma de solução é útil para todos os tipos de limpeza de cavidades para desinfetá-las antes da proteção pulpar e da restauração, já a suspensão, além de ser utilizada para limpeza de preparos cavitários, é usada como película forradora em toda a superfície preparada previamente(1).
Quando usar hidróxido de cálcio em Endodontia?
O hidróxido de cálcio é uma excelente substancia de escolha para medicação intracanal por possuir ação antibacteriana, anti-inflamatória, biocompatibilidade e contribuir no reparo tecidual devido ao seu elevado pH causado pela sua dissociação em íons cálcio e hidroxila.
Qual a importância do hidróxido de cálcio nos procedimentos restauradores?
O hidróxido de cálcio é o material de proteção pulpar mais aceito na prática clínica odontológica, pois, apresenta baixo custo, possui biocompatibilidade, propriedades como a ação antimicrobiana eliminando a irritação pulpar, estimula a formação de dentina esclerosada/reparadora(1,2,3,4) e protege a polpa contra os ...