Para que serve a reposiço hormonal? Essa é a pergunta que vamos responder e mostrar uma maneira simples de se lembrar dessa informação. Portanto, é essencial você conferir a matéria completamente.
A terapia de reposição hormonal é um tratamento eficaz para aliviar sintomas comuns que acompanham a menopausa – a lista inclui ondas de calor, ressecamento vaginal e mudanças de humor. Também é indicada para prevenir a perda óssea que ocorre a partir dessa fase e que, em longo prazo, pode levar à osteoporose.
Quem deve fazer reposição hormonal?
A reposição é indicada para mulheres que sofrem com as consequências, de moderadas a intensas, da ausência dessas substâncias. A indicação é proporcional à necessidade de cada mulher. O médico ginecologista faz a prescrição do estrogênio e da progesterona ou outros hormônios, caso haja realmente insuficiência.
Como é feita a reposição hormonal?
O tratamento normalmente é feito com pequenas doses de hormônios ingeridos via oral ou com algum medicamento de pele como adesivos e géis. Implantes hormonais também são feitos em alguns casos, apesar de serem menos comuns.
Quando é necessário fazer reposição hormonal?
A reposição hormonal precisa ser iniciada no máximo em até dez anos após o início da menopausa ou até os 60 anos de idade, o que ocorrer primeiro. Depois disso, se a mulher ainda não faz uso de hormônios, os benefícios deste tipo de tratamento são menores que os riscos, então a TRH não é mais indicada.
Quando não pode fazer reposição hormonal?
Segundo vários estudos, a terapia de reposição hormonal deve ser administrada precocemente, na perimenopausa, entre os 50 e os 59 anos de idade. Porém, as mulheres que tenham mais de 60 anos não devem iniciar este tratamento, já que pode ser prejudicial para a saúde.
Quais as contraindicações da terapia hormonal?
As principais contra-indicações à terapêutica estrogênica seriam as hepatopatias atuais, tromboembolismo, anemia falciforme, hipertensão arterial, doenças cardiovasculares, diabetes mellitus, epilepsia, cefaléia ou enxaqueca, porfiria, câncer de mama, câncer de endométrio e tabagismo.
Quando começar a reposição hormonal?
Segundo a médica, não há idade ideal para começar o tratamento, mas, nas mulheres, é mais indicado é por volta dos 45 anos: “Não há comprovação científica de que a reposição hormonal após a menopausa prolongue a vida ou evite doenças.