Hoje iremos abordar um assunto muito importante na língua portuguesa, mas vocês viram que ele não é tão difícil de entender como muitos pensam, estou falando do substantivo.
Substantivo é a classe gramatical de palavras que dá nome aos seres, a tudo que você vê, ouve, sente ou imagina. É o caso de "música", "felicidade", "duende" e "casa", por exemplo.
Na língua portuguesa, existem duas maneiras de classificar os substantivos quanto ao gênero: masculino e feminino. Toda palavra que representa algo ou alguém é colocada em um desses dois grupos.
Leia também: Substantivo comum, Substantivo próprio e Substantivo coletivo
O substantivo próprio é denomina alguns indivíduos ou objetos de um conjunto, identificando-os de maneira exclusiva em relação aos demais elementos desse conjunto. Por essa razão, é comum que esses substantivos sejam escritos com letra maiúscula, visando distingui-los dos substantivos comuns.
Há ainda os casos de substantivos invariáveis, ou seja, que não apresentam variação de número. É o caso dos substantivos terminados em "x" e dos paroxítonos ou proparoxítonos terminados em "s".
São aqueles que possuem apenas uma palavra para designar um objeto, pessoa, lugar, animal ou ideia. São palavras que não podem ser divididas em partes menores com significados independentes, sendo, portanto, palavras autônomas.
Os substantivos derivados são provenientes de outras palavras da Língua Portuguesa, derivando de substantivos primitivos e sendo formados por meio dos processos de derivação.
Trata-se de um tipo de substantivo que tem por objetivo designar seres que possuem existência própria. Ou seja, são seres que existem independentemente de outros seres. Substantivos concretos abrangem pessoas, objetos, animais, minerais, vegetais, lugares etc.
O substantivo podem variar em gênero (masculino e feminino), número (singular e plural) e grau (aumentativo e diminutivo).
A característica básica de um substantivo próprio é que ele deve ser iniciado sempre com letras maiúsculas, diferenciando-o dos demais tipos de substantivos.
Ao contrário do substantivo comum, ele é bem específico, enquanto no comum o nome é menino, já no próprio o nome é José. Outro exemplo é o da cidade, que como substantivo próprio poderia ser Rio de Janeiro. E como observado sempre escrito com a letra inicial maiúscula.
É o substantivo que denomina um conjunto de coisas ou seres que compartilham as mesmas características. O substantivo comum é uma espécie de nome coletivo para essa categoria de palavras. Em geral, esse tipo de substantivo é escrito com letra minúscula.
O grau diminutivo é utilizado para indicar tamanho ou intensidade menor do substantivo. É formado pelo acréscimo de sufixos como "inho", "inha", "zinho", "zinha", entre outros.
Viu substantivos não são tão difíceis de se entender, em cada um deles tem suas regras em particular nem sempre são regulares, mas isso não se decora ou entende de uma hora para a outra. É preciso estudar, como você está fazendo, espero que tenham gostado!
O grau aumentativo é utilizado para indicar tamanho ou intensidade maior do substantivo. É formado pelo acréscimo de sufixos como "ão", "ona", "aço", "alhão", entre outros.
O substantivo próprio tem a função de particularizar seres, países, cidades, entidades e estados da mesma espécie. Ou seja, enquanto o substantivo comum classifica os seres e objetos de forma genérica, o substantivo próprio os define de maneira específica.
Os substantivos abstratos nomeiam conceitos, ideias e realidades imateriais, que dependem de outros seres para existir (qualidades, noções, estados, ações, sentimentos, sensações).
Veja também: Substantivo comum de dois gêneros, Substantivo sobrecomum e Substantivo epiceno