EQST

Para Que Serve A Farmacogentica?

Para que serve a farmacogenética?

A farmacogenética é a área da genética responsável por estudar os impactos da variabilidade genética na população sobre os efeitos na terapia com medicamentos, com a finalidade principal de minimizar os efeitos adversos e otimizar os efeitos terapêuticos.

Qual é a relação entre farmacogenética e medicamentos personalizados?

Dentre elas temos a farmacogenética, que é uma área da medicina personalizada, que estuda as influências genéticas sobre as respostas a medicamentos, estudando, portanto, como os efeitos dos medicamentos variam em cada pessoa de acordo com a genética.

Como a farmacogenética pode influenciar na farmacocinética e não farmacodinâmica de uma droga?

Portanto, a variabilidade genética pode desempenhar papel importante na farmacocinética, ou seja, na absorção, distribuição, metabolismo e excreção, assim como na farmacodinâmica, isto é, na interação da droga com o alvo e na relação entre a sua concentração e seu efeito (5).

Como funciona a farmacogenética?

A Farmacogenética é a área da genética que estuda como cada pessoa, de forma individual, reage aos fármacos, sejam eles um anestésico, um remédio para dor de cabeça, um quimioterápico ou um antidepressivo. Algumas pessoas possuem uma maior tolerância a ação de medicamentos, enquanto outras são mais sensíveis a eles.

Porque é importante o estudo da farmacogenética?

A aplicação da farmacogenética tem como principal objetivo mudar alguns aspectos da prática terapêutica, uma vez que possibilitará a avaliação da base genética da resposta ao fármaco e à toxicidade em pacientes, possibilitando, portanto, a identificação da droga e da dose eficaz para cada paciente.

Qual a aplicação da farmacogenética no dia a dia?

A aplicação da farmacogenética tem como principal objetivo mudar alguns aspectos da prática terapêutica, uma vez que possibilitará a avaliação da base genética da resposta ao fármaco e à toxicidade em pacientes, possibilitando, portanto, a identificação da droga e da dose eficaz para cada paciente.

Qual a diferença entre farmacogenética e farmacogenômica?

A farmacogenética trata de casos de mutações de gene único e sua interferência na resposta ao medicamento. A farmacogenômica por sua vez trata de maneira muito mais ampla, levando em conta a dinâmica presente entre mutações de genes diferentes e sua ligações e utilizando de tecnologias de análise completa de genoma.

Que fatores podem influenciar o metabolismo de uma droga?

Entre os fatores que podem influenciar o metabolismo dos fármacos estão as características da espécie animal, a idade, a raça e fatores genéticos, além da indução e da inibição enzimáticas. É a retirada do fármaco do organismo, seja na forma inalterada ou na de metabólitos ativos e/ou inativos.

Quais os fatores podem afetar a resposta aos medicamentos?

Os principais fatores responsáveis por alterar a absorção de medicamentos são: solubilidade, forma farmacêutica, concentração, área de superfície de absorção, circulação e o pH local.

Quais os princípios da farmacogenética?

A farmacogenética é uma área da farmacologia clínica que estuda como diferenças genéticas entre indivíduos podem afetar as respostas às drogas. Neste sentido, polimorfismos genéticos em enzimas metabolizadoras, transportadores ou receptores contribuem para as variações nas respostas a medicamentos.

Qual a importância dos polimorfismos genéticos para o desenvolvimento de fármacos?

O estudo do polimorfismo genético, pode ser um recurso de extrema importância na minimização de reações adversas e/ou tóxicas dos medicamentos, visto que, nos EUA autores Page 2 Realização IV SIMPÓSIO DE CIÊNCIAS FARMACÊUTICAS Data: 29 a 30 DE OUTUBRO DE 2015 descrevem 100.000 mortes por ano em consequência de reações ...

Quais são os benefícios e malefícios da farmacogenética?

Os benefícios da medicina personalizada proporcionada pela farmacogenética livram os pacientes do cansativo processo de tentativa e erro na busca pelo tratamento adequado, aumentam as chances e a velocidade da cura e contribuem para a redução dos efeitos colaterais.

Quais as contribuições aplicações clínicas da farmacogenética?

Dentre eles estão a diminuição do custo dos exames genéticos, o aumento do conhecimento médico sobre o seu uso e o desenvolvimento de novas metodologias moleculares. Devido a diversidade genética entre os indivíduos, a resposta ao uso de um mesmo medicamento pode variar.

Qual o objeto de estudo da farmacogenômica e da farmacogenética?

Enquanto a farmacogenética tem como objeto de estudo o efeito de genes isolados na resposta aos medicamentos, a farmacogenômica estuda a interação de vários genes simultaneamente.

Como os SNPs se relacionam a farmacogenética?

Um número conside- rável de evidências sugere que SNPs em genes que codificam transportadores de medicamentos, enzimas metabolizadoras de medicamentos ou envolvidas na biossíntese e reparo do DNA, poderiam determinar a eficácia dos medicamentos e sua toxicidade11.

Que fatores interferem na farmacocinética dos fármacos?

Os principais fatores responsáveis por alterar a absorção de medicamentos são: solubilidade, forma farmacêutica, concentração, área de superfície de absorção, circulação e o pH local.