Como já citamos, é o conhecimento que o gestor possui que vai garantir a qualidade da sua gestão de recursos materiais. O primeiro passo para garantir uma administração de qualidade é ter certeza que o gerente dessa área conhece o produto e todos os processos pelos quais ele passa dentro da empresa.
O conceito de administração de materiais está relacionado ao controle do estoque de uma companhia, o que engloba uma sequência de operações, que vão desde a identificação do fornecedor até armazenagem e transporte. ... A otimização dos investimentos em estoques é um dos principais objetivos da gestão de materiais.
O objetivo central da administração de materiais é maximizar o uso dos recursos materiais e patrimoniais na organização, evitando os desperdícios. Para que isto aconteça adequadamente, é necessário ficar atento aos estoques de matérias primas e insumos, além da gestão de compras e logística dos mesmos.
Para o controle de estoque e para definir as quantidades necessárias de estoques o Magazine Luiza utiliza-se de ferramentas como ponto de pedido, just-in-time e frequência fixa. Estas ferramentas têm o objetivo de adequar os estoques utilizando algumas variáveis que definem o processo de reposição.
Dentre as finalidades da administração de estoques, as principais são: - Reduzir perdas e furtos de mercadorias; - Assegurar a quantidade e a qualidade das mercadorias; ... Administrar estoque é evitar o excesso ou insuficiência de abastecimento ou extravio de insumos ou mercadorias.
Dentro de uma empresa, o estoque é representado por produtos (sejam eles produtos finais ou inacabados) que estão em posse de um agente econômico. São os materiais e suprimentos utilizados para a produção de seu produto ou para suprimir a necessidade da própria empresa.
Gestão de estoque PDF é o nome da coletânea que acabamos de montar contendo os melhores artigos com dicas práticas sobre a gestão de estoques no Blog Industrial. Esse assunto (Gestão de Estoque) é um dos mais importantes na gestão de uma indústria e também é um dos mais procurados no Blog Industrial.
Freitas (2008) considera a gestão de estoque uma das atividades chave para a administração da empresa, pois ela está relacionada com a eficiência das empresas em gerirem seus processos.
Estoque de material em processo diz respeito a itens de terceiros ou itens internos que estão sendo processados, mas que ainda não é um produto acabado. O termo estoque diferencia o material em progresso do estoque de material em processo.
A adoção de ferramentas para gestão e controle de estoques possibilita o acompanhamento da quantidade de insumos, etapas relacionadas aos processos de produção, bem como o acompanhamento e a movimentação de matérias-primas e todas as demais informações fundamentais para o bom funcionamento da cadeia de produção.