A absorção dos carboidratos pelas células do intestino delgado é realizada após hidrólise dos dissacarídeos, oligossacarídeos e polissacarídeos em seus componentes monossacarídeos. As quebras ocorrem sequencialmente em diferentes segmentos do trato gastrointestinal por reações enzimáticas: 1. α-Amilase salivar.
Geralmente é encontrado na natureza combinado com outros açúcares, como, por exemplo, na lactose (açúcar do leite). A galactose também é encontrada em carboidratos complexos e em lipídios contendo carboidratos chamados glicolipídios, que ocorrem no cérebro e em outros tecidos nervosos da maioria dos animais.
Quais são os principais monossacarídeos? cite a função de cada um
A galactosemia é causada pela falta de uma das enzimas necessárias para metabolizar o açúcar do leite. Os sintomas incluem vômitos, icterícia, diarreia e crescimento anormal. O diagnóstico toma por base exames de sangue e de urina.
O tipo mais comum e também o mais grave de galactosemia é caracterizado pela deficiência de uma enzima chamada galactose-1-fosfato uridil transferase (GALT).
no fígado, a galactose é rapidamente metabolizada a glucose-1-fosfato pela acção de quatro enzimas que constituem a “via de leloir”: galactose mutarotase (gAlm), galactocinase (gAlK), galactose-1-fosfato uridiltransferase (gAlt) e uDp galactose-4-epimerase (gAle) (Holden et al., 2003).
A lactose é um açúcar composto de glicose e galactose encontrado no leite dos mamíferos. É a incapacidade parcial ou total de digeri-lo, porque o nosso sistema digestivo não temos lactase, uma enzima responsável pela separação desses compostos, é o que nos faz definir uma pessoa como intolerante à lactose.
Como citado acima, a frutosemia nada mais é do que a intolerância à frutose presente em legumes e frutas. Acontece em pacientes que apresentam deficiência da enzima aldolase B, e os pacientes só tendem a apresentar os sintomas até ingerirem alimentos com a frutose.
O diagnóstico para frutosemia, é feito através do exame de urina, e/ou o mais comum por meio do teste de prova (também chamado teste de absorção ou de tolerância de frutose). Esse é o mais comum, lembrando que sua interpretação deve ser cuidadosa, pois pode causar certa confusão.
A frutose ou "açúcar de fruta" é um importante monossacarídeo, assim como a glicose. Ela é naturalmente encontrada em frutas, no mel, no agave e na maioria dos vegetais de raiz. Além disso, é comumente adicionada a alimentos processados na forma de xarope de milho ou xarope de frutose.
O QUE É INTOLERÂNCIA À FRUTOSE? É a deficiência de uma enzima presente no intestino que digere a frutose. Quando ocorre uma ingestão aumentada deste açúcar, a sua digestão incompleta permite que as bactérias da microbiota intestinal fermentem excessivamente o bolo fecal, provocando os sintomas.
Os principais sintomas indicativos de intolerância à frutose são:
Uma boa opção é bater as frutas com leite. Outra opção são os suplementos de proteína do leite (whey protein) ou do leite (albumina) para misturar em forma de pó ou adicionar nas "batidas". Farelos: Farelos não processados como de aveia são ricos em fibras e retardam a absorção de gorduras e açúcar.