Débora foi uma das mulheres mais conhecidas do Antigo Testamento. O nome “Débora” vem do hebraico Debhoráh, e significa “abelha”. O importante papel desempenhado por ela num momento complicado da história do povo de Israel coloca-na em destaque. Neste texto, estudaremos sobre quem foi Débora na Bíblia, e conheceremos um pouco mais sobre sua história e biografia.
Débora foi uma mulher muito importante da Bíblia e sua história aparece no livro de Juízes. No Antigo Testamento, ela é apresentada como uma profetisa e juíza líder em Israel. Débora foi uma mulher forte e corajosa que se opôs àqueles que desafiavam a lei de Deus e lutou pelo direito e liberdade dos israelitas.
Nos dias de Sangar, filho de Anate, nos dias de Jael, as estradas estavam desertas; os que viajavam seguiam caminhos tortuosos. Já tinham desistido os camponeses de Israel, já tinham desistido, até que eu, Débora, me levantei; levantou-se uma mãe em Israel.
A palavra do Eterno dada pela profetiza se cumpriu e ambos (Débora e Baraque) entoaram um cântico, pois na época comemorar um feito nacional com poesias e cânticos era prática comum, este cântico é um dos mais antigos da Bíblia, e ali declararam:
Débora foi uma mulher profética e governadora de Israel, tendo assim uma grande influência na sociedade. Sem dúvida,era uma mulher de profundo relacionamento com Deus e pôde ser muito usada para dar visão profética para o povo.
Apesar de Débora ser considerada uma juíza comum, ou seja, de causa ordinária e não militar, ela ficou marcada por ser a pessoa que foi capaz de resolver o problema de fragmentação das tribos de Israel, reagrupando-as e chamando-as novamente à fidelidade a Deus.
No capítulo 5 de Juízes, somos informados que um enorme temporal fez transbordar o rio Quisom, e varreu os carros de guerra dos cananeus (Jz 5:21) deixando seu exército completamente confuso, fazendo com que se tornasse presa fácil para os israelitas que mataram todos os soldados, de forma que não sobrou um só homem do lado inimigo (Jz 4:16).
O único no meio da batalha que conseguiu fugir foi o comandante Sísera, contudo chegando a porta da tenda de Jael, esposa do queneu Héber, pediu-lhe abrigo e proteção, a que Jael saiu ao encontro de Sísera e lhe disse para não temer e que ele poderia ficar ali.
►Mais de 20 Mil Alunos Já se Capacitaram no MAIOR TREINAMENTO PARA PREGADORES Onde em Até 30 Dias Você Aprende a Elaborar Sermões Impactantes Mesmo Que Seja pela Primeira Vez e Nunca Tenha Feito Seminário!
Resumidamente, a figura dela na Bíblia se caracteriza por uma vida de entrega a Deus. Ela destaca como a mulher pode ter um papel ativo na realização dos propósitos de Deus.
O cântico de Débora também é útil para entendermos um pouco mais sobre como funcionava as relações tribais em Israel naquela época. Além disso, podemos dizer que o cântico fornece informações importantíssimas sobre os detalhes de como ocorreu a derrota de Sísera, complementando a narrativa presente no capítulo 4.
Grande personagem com breve passagem nos relatos das Sagradas Escrituras, vemos sua história no livro de Juízes nos capítulos quatro e cinco. Há outra Débora mencionada no A.T., mas essa era ama fiel de Rebeca, em Gênesis 24.59.
Débora tem sido um exemplo para muitas mulheres desde então, mostrando que as mulheres podem liderar com bravura e coragem, e desempenhar papéis importantes na sociedade.
Assim, o cântico de Débora é um lembrete para nós de que devemos lutar por aqueles que não têm voz para lutar por si mesmos e que a fé e a determinação são armas importantes para vencer qualquer desafio.
Leve presos os seus prisioneiros, ó filho de Abinoão! Então desceram os restantes e foram aos nobres; o povo do Senhor veio a mim contra os poderosos. Alguns vieram de Efraim, das raízes de Amaleque. Benjamim estava com o povo que seguiu você.
Nessa guerra, o líder Baraquias, disse que não iria para a batalha se essa guerreira não fosse. Com isso, a profetisa disse que, por sua covardia, o Senhor entregaria Sísera nas mãos de uma mulher (Juízes 4:9).
Vocês, que cavalgam em brancos jumentos, que se assentam em ricos tapetes, que caminham pela estrada, considerem! Mais alto que a voz dos que distribuem água junto aos bebedouros, recitem-se os justos feitos do Senhor, os justos feitos em favor dos camponeses de Israel.
Num determinado dia, Débora mandou dizer a Baraque, um guerreiro da época, que ele deveria guerrear contra o exército de Jabim e que Deus lhe daria a vitória sobre essa batalha: “Está claro pra mim que o Eterno, o Deus de Israel, ordena isso a você:
Sísera entrou, pediu que Jael ficasse de guarda na porta, coberto no local, caiu num sono profundo, tendo visto essa cena, Jael aproveitou a situação e matou Sísera, conforme registro sagrado. Após o ato, Jael saiu ao encontro de Baraque e o chamou para ver onde Sísera estava, já morto.