Kefir é um alimento natural que, ao aliar prébioticos e probióticos, mata bactérias ruins, prolifera as boas e ainda traz outros diversos benefícios à saúde. Além de todas essas propriedades, ele tem a vantagem de ser obtido através da generosidade das pessoas. Apesar de algumas pessoas venderem os grãos que dão origem ao iogurte caseiro, muitos doam esse substrato. Onde encontrar kefir e como isso deve ser feito, explicamos a seguir.
Ressalvamos que, contrariamente ás linhas de pensamento mais antigas, o uso de próbióticos como forma de restabelecer a flora intestinal normal após a toma de antibióticos pode ser ineficaz e potencialmente perigosa (2). Consulte o seu médico/nutricionista antes de iniciar a toma de qualquer produto e saiba quais os potenciais riscos e benefícios associados a essa prática.
Por pertencer à classe dos probióticos – produtos biomoduladores de bactérias vivas e outros microorganismos – os compostos produzidos pela microbiota presente nos grãos de kefir têm vindo a ser associados a vários benefícios para a saúde do hospedeiro (2).
Para manter o kefir sempre saudável e produtivo, deve-se sempre armazená-lo em um recipiente com leite ou água com açúcar após cada fermentação, lembrando de não utilizar utensílios de metal e de sempre tapar o recipiente com uma gaze ou pano limpo ou papel toalha, para que ele não tenha contato com moscas ou formigas. Nos dias mais quentes ou para atrasar o processo de fermentação, pode-se armazenar o kefir na geladeira, mas caso deseje passar mais dias sem usar o kefir para fermentação, os grãos devem ser guardado em um recipiente com tampa e congelado.
Para além disso, os benefícios de um alimento, mesmo sendo um alimento funcional, devem ser sempre vistos à luz das outras componentes de estilos de vida (prática de atividade física, hábitos tabágicos, ingestão de bebidas alcoólicas e stress diário), ou seja, nunca deposite a sua confiança num produto especifico, descurando a qualidade da alimentação diária.
Alguns grupos de Kefir no Facebook e até mesmo sites, como o Probióticos Brasil, se destinam a cadastrar e divulgar contatos de quem deseja doar o grão.
Os grãos de kefir multiplicam-se conforme vão sendo cultivados. Quanto maior for a temperatura, mais ativos estes ficam e, por conseguinte, aumentam mais rapidamente o seu tamanho. Deste modo, chega a um ponto que ou doa os grãos ou precisa de congelá-los para que não se estraguem.
Uma flora intestinal saudável contribui para o bem-estar geral (2). As bactérias benéficas contribuem para melhorar a digestibilidade dos alimentos, aumentam a produção de vitaminas e a preservação dos nutrientes, e podem ainda ter um papel no controlo da vontade para comer doces, ajudando no controlo do peso.
Kefir é um suplemento alimentar probiótico composto pela associação de vários microrganismos, como leveduras, lactobacilos e bactérias (principalmente ácido lácticas e ácido acéticas). Ele é considerado um alimento funcional e pode ser encontrado em forma de grãos ou como bebida fermentada.
A preparação do kefir é bastante simples, semelhante à do iogurte. Para manutenção do produto basta guarda-lo num recipiente com leite ou outro tipo de bebida, lembrando-se de nunca o manipular com utensílios de metal.
Os pequenos grãos de kefir têm cor esbranquiçada e aparência gelatinosa e lembram vagamente o formato de couve-flor. Preparar o kefir em casa com grãos é muito simples: basta uma jarra de vidro e um pouco de leite. E para quem é vegano, também existe a variante água.
Existe uma forte interação sinérgica entre a flora intestinal e os diferentes órgãos do hospedeiro. Se por um lado uma flora intestinal saudável contribui para a manutenção do estado de saúde, a chamada disbiose intestinal parece estar intimamente ligada ao aparecimento e agravamento de muitas doenças crónicas sistémicas.
O kefir é um tipo de alimento criado por meio do cultivo de bactérias boas. Assim como ele, existem outras comidas desse tipo, como as bebidas à base de lactobacilos vivos.
O kefir é um leite fermentado rico em bactérias e leveduras probióticas que promovem a saúde intestinal, facilitando a digestão e aumentando a imunidade, ajudando a manter a saúde geral do organismo. Além disso, o kefir é rico em proteínas, cálcio, vitamina D e vitamina K2, que são nutrientes indispensáveis para manter os ossos saudáveis, prevenindo o desenvolvimento da osteoporose.
Os grãos de kefir também são chamados de Cogumelos Tibetanos, Plantas de Iogurte, Cogumelos do Iogurte, Fungo do Iogurte e Lotus de Neve. Eles tiveram origem no Cáucaso e são constituídos por diferentes microrganismos que são bons para regular o intestino.
Outra armadilha é a dos doadores convertidos de grãos de leite. Muitas pessoas consideram grãos de leite convertidos como grãos de água. Esta é uma prática bastante difundida que leva à produção de uma bebida que pouco tem a ver com o kefir original. Antes de comprar ou receber grãos de presente, é uma boa ideia conversar com o doador, conhecendo mais sobre as técnicas utilizadas para o cultivo.
Muitas vezes, porém, o risco de uma fraude está ao virar da esquina. Nas redes sociais, especialmente no Facebook, você pode encontrar os chamados “maus doadores” de grãos de kefir. São pessoas, talvez pouco experientes, que não seguem corretamente as regras de fermentação e conservação dos grãos. Pode, portanto, acontecer de comprar ou receber gratuitamente grãos pouco ativos e de má qualidade, com os quais o kefir será decididamente mais pobre em propriedades benéficas. É vital falar com o doador em questão para saber mais sobre os métodos utilizados para cultivar a sua colónia e garantir que seguem os padrões de higiene. Sempre pergunte se são grãos que foram congelados.
Nota: O kefir de água pode ser aromatizado com sumos de fruta ou fruta fresca, chás e especiarias como o gengibre. Pode ainda fazer uso deste produto nos seus smoothies e batidos.
É possível comprar os grãos de kefir em sites da internet, e o leite de kefir pode ser encontrado em supermercados ou loja de produtos naturais, mas as doações entre amigos ou em sites da internet são muito comuns porque os grãos são cultivados em ambiente líquido, se multiplicando, e uma parcela deve ser removida para prevenir o crescimento excessivo, por isso quem tem em casa costuma oferecer aos familiares e amigos.