Usar as pedras dos chakras pode ser uma forma esclarecedora de se tentar curar o corpo sem recorrer a remédios ou terapeutas. Considera-se que essas pedras sejam capazes de estimular os diferentes chakras, ou rodas de energia, do organismo, que se estendem ao longo da coluna vertebral e estão associados a pontos físicos e emocionais. Para usá-las de forma eficaz, medite com elas, coloque-as sobre o corpo e desenvolva o seu entendimento dos chakras diversos.
Com algumas exceções, todas as pedras e cristais precisam ser limpos e energizados depois de algum tempo de uso. Isso acontece pois elas trocam energias com tudo o que existe ao seu redor, e por isso é recomendado limpar essas energias inicialmente lavando os cristais em água corrente e um pouco de sal grosso.
Chakra é a palavra sânscrita para "roda", delineando cada chakra como uma roda giratória de energia que se move em sincronia uns com os outros. O chakra representa um centro de energia responsável por certas emoções, qualidades e órgãos em humanos.
Se preferir, a energização também pode ser feita enterrando seus cristais em uma terra limpa. Pode deixa-los aqui por 30 minutos ou durante uma noite. A luz da Lua também energiza, especialmente quando se encontra na fase Cheia, e não desgasta seus cristais.
Localização: O Chakra Visuddha está localizado na base da garganta, coincidindo com a glândula tiroide. Está associado à inspiração, à expressão saudável, à fé e à capacidade de comunicar bem.
Os chakras são os centros de energia do corpo. Localizam-se no corpo astral, ao longo da coluna vertebral, começando na sua base e subindo até à coroa da cabeça. O corpo astral é o corpo energético que reside no interior do nosso corpo físico. Cada parte do corpo físico tem uma parte do corpo astral correspondente. O corpo astral não pode ser visto ou tocado. Esta é também a razão pela qual não podemos ver os chakras.
Sempre que precisar utilizar a energia de cada uma delas, coloque o cristal desejado (ou mais de um, se achar necessário) sobre o chakra correspondente enquanto medita durante alguns minutos.
Os chakras estão associados aos órgãos e glândulas da região onde se encontram. Como tal, têm uma forte influência na nossa saúde, no nosso estado mental e na nossa relação com os outros. Com base em vários fatores, como o nosso estilo de vida, o ambiente e o meio envolvente, experiências passadas, etc., os chakras podem estar equilibrados ou desequilibrados.Se um chakra estiver desequilibrado, entra num modo hipoativo ou hiperativo. O funcionamento de um chakra hipoativo ou bloqueado é insuficiente ou reduzido. Da mesma forma, um chakra hiperativo significa que há demasiada energia a fluir para essa região em particular e, como tal, há um desequilíbrio no fluxo geral de energia em todo o corpo.
Localização: O Sahastrara ou Chakra da Coroa está localizado na coroa da cabeça. O sétimo chakra é o centro da espiritualidade, da iluminação e do pensamento e energia dinâmicos. Permite o fluxo interior da sabedoria e traz a dádiva da consciência cósmica.
Depois de energeticamente limpas, é hora de energizar novamente suas pedras. Para isso, você pode deixa-las expostas a luz do Sol de 30 a 60 minutos. Cuidado para que seus cristais não estejam totalmente expostos ao Sol, pois pode haver efeito sobre a estrutura das pedras, como a perda do brilho.
Já para recarregar as energias que elas possuem, basta deixá-las sob a luz solar de 30 minutos a 1 hora. Mas, esse cuidado não precisa ser constante, uma vez ao mês ou quando sentir que for necessário, está ótimo.
Quando equilibrado sentimos bem estar e prazer e temos uma vida abundante e prospera. Em desequilíbrio a pessoa tem instabilidade emocional, medos e problemas sexuais.
Os cristais carregam propriedades curativas e energias espirituais que se conectam a cada chakra de forma única. Eles contêm energia vibracional que pode se transferir para o chakra correlato e fornecer poderes de cura para o corpo, mente e alma.
O equilíbrio desse chakra promove a paz, a sabedoria e o bem-estar. Por outro lado, seu desequilíbrio acarreta confusão, esquecimento e dificuldade para pensar. Ele é estimulado pelas cores violeta, dourado e branco, e você pode usar um Cristal de Quartzo para energizar e equilibrar o chakra.
Símbolo: No símbolo do Chakra do Coração, dois triângulos cruzam-se para formar um yantra que representa o equilíbrio do yin e do yang, ou forças ascendentes e descendentes. No exterior, há uma flor de lótus com 12 pétalas que simbolizam as doze qualidades divinas associadas ao coração.