Sintomas de Pneumonia Febre alta (Acima de 37,5° C) Tosse seca ou com catarro de cor amarelada ou esverdeada. Falta de ar e dificuldade de respirar. Dor no peito ou tórax.
Na pneumonia lobar uma parte do pulmão (lobo) é afetada de maneira uniforme. A broncopneumonia afeta os pulmões de maneira "salpicada" (figura abaixo). Além disso, a pneumonia é dividida naquela adquirida na comunidade, fora do ambiente hospitalar e aquela que é adquirida no hospital ou nosocomial.
NA PNEUMONIA LOBAR USUALMENTE HÁ QUATRO ESTÁDIOS CARACTERIZADOS POR: CONGESTÃO (HIPEREMIA), "HEPATIZAÇÃO VERMELHA," "HEPATIZAÇÃO CINZENTA" E RESOLUÇÃO.
A pneumonia, uma inflamação aguda nos pulmões, muitas vezes, é causada por vírus ou bactéria. A doença pode levar à morte se não tratada a tempo, principalmente em crianças ou idosos.
Denomina-se pneumonia quando há infeção dos alvéolos pulmonares e frequentemente infiltração do parênquima visível na radiografia ou TAC do tórax. Os alvéolos e os bronquíolos terminais ficam inflamados (“inchados”) e preenchidos com fluido, impedindo o correto funcionamento dos pulmões.
A maior das pessoas tem febre, embora pessoas idosas ou em uso de corticoide possam ter pneumonia sem febre. Alterações do estado mental (confusão, desorientação) também podem ocorrer, especialmente em idosos. Vômitos e diarreia também podem ocorrer.
O tétano acidental não é uma doença transmitida de pessoa a pessoa. A transmissão ocorre, geralmente, pela contaminação de um ferimento da pele ou mucosa.
A tuberculose ativa é contagiosa, daí que o doente com tuberculose pulmonar deva tomar algumas medidas para evitar o contágio de outros indivíduos. Nas primeiras semanas de tratamento pode ser contagioso, por isso deve: Ficar em casa.
Entre as sequelas mais comuns estavam a tosse, expectoração e dispneia, inclusive durante atividades físicas. Com base no estudo, médicos e equipe multidisciplinar adequaram tratamentos para aqueles que apresentaram alterações ou sequelas.
Precauções com aerossóis São indicadas para pacientes com suspeita ou infecção comprovada por microrganismos transmitidos por aerossóis (partículas de tamanho < 5 microns) que ficam suspensos no ar e que podem ser dispersos a longas distâncias. (Exemplo: varicela, sarampo, tuberculose).
Máscara, óculos, protetor facial – Quando houver exposição do profissional a respingos de sangue, saliva, escarro ou outros fluidos e secreções.
Abaixo, segue uma lista de doenças que você pode pegar entrando em contato com a saliva de alguém.
Cuidados da enfermagem na vacinação Entre as atividades realizadas por este profissional estão o controle de estoque de vacinas, devendo receber e armazenar os produtos em locais adequados, além de aplicar a imunização e avaliar os efeitos colaterais.
Quais são os principais cuidados de enfermagem?