Significado de Tópica substantivo masculino Doutrina dos tópicos ou dos remédios tópicos, dos medicamentos cuja aplicação é feita num lugar específico. adjetivo [Medicina] Relativo ao medicamento aplicado num lugar específico.
Os medicamentos de uso tópico são os medicamentos que são aplicados, passados, gotejados ou borrifados na superfície da pele. O termo cosmético é empregado para designar produtos que são aplicados para melhorar a aparência da pele, sem no entanto mudar sua estrutura.
Significado de Tópico substantivo masculino Subdivisão ou item de um texto, de uma súmula, de um roteiro: os tópicos mais notáveis do discurso. Breve comentário de jornal, ordinariamente sobre assunto da atualidade; suelto.
O símbolo R cortado, que significa "receba" (mas que tem outras teorias sobre sua origem; em comum, um pedido de proteção para a prescrição), tem sido omitido e, no seu lugar, se escreve "uso interno" ou "uso externo", correspondente ao emprego de medicamento(s) por via enteral (oral) ou parenteral (intramuscular, ...
Via oral, VO, uso interno, enteral ou ainda per os (do latim, pela boca), em farmacologia é uma forma de administração de fármacos, caracterizada pela ingestão pela boca.
Os adjuvantes farmacêuticos ou excipientes são substâncias auxiliares diretamente envolvidas na composição de diversos medicamentos.
Significado de Adjuvante substantivo masculino Aquele que ajuda; quem presta auxílio. ... adjetivo Que auxilia ou presta ajuda: funcionário adjuvante. Diz-se do medicamento que reforça a ação de outro ou do agente que intensifica a produção de anticorpos ou estimula os linfócitos: quimioterapia adjuvante.
Adjuvantes imunológicos são substâncias capazes de aumentar a resposta imune específica e auxiliar o antígeno a desencadear uma resposta imune precoce, elevada e duradoura. Formulações de vacinas com potentes adjuvantes são bastante atraentes para melhorar o desempenho de antígenos purificados.
Sendo auxiliares, apresentam propriedades diferentes daquelas pertinentes aos fármacos e podem ser classificados quanto à sua finalidade em: conservantes, corantes, aromatizantes, edulcorantes, espessantes, emulsificantes, estabilizantes, antioxidantes, diluentes, umectantes, solventes, promotores de absorção e ...
Os adjuvantes mais usados atualmente em vacinas de humanos são os sais de alumínio, hidróxido ou fosfato (ULANOVA et al, 2001; IYER, 2003).
Independentemente de como são produzidos, as formas farmacêuticas sólidas para administração oral contém normalmente diferentes excipientes incluindo-se diluentes, aglutinante, desintegrante e lubrificante. Outros componentes opcionais são os corantes e, em comprimidos mastigáveis, aromas e edulcorantes.
Como escolher o melhor excipiente para o medicamento manipulado?
O excipiente é incluído na fórmula, contribuindo com a preparação do medicamento, assim como protege e melhorara a estabilidade biológica do fármaco. Também possibilita a aceitação do medicamento pelo organismo do paciente.
Excipiente é a parte da ação que opõe qualquer espécie de exceção, tais como de incompetência relativa, suspeição, impedimento, litispendência, entre outras. ... Já na exceção de suspeição ou impedimento, o excipiente pode ser qualquer das partes da demanda, e o excepto será o juiz.
Entendo que "excepto" é a parte contrária à que opõe exceção (excipiente) de incompetência, suspeição ou impedimento.
Significado de Excepto preposição Indica algo que foi excluído em relação aos demais. [Gramática] Forma alterada após Acordo Ortográfico; ver: exceto. Etimologia (origem da palavra excepto). Do latim exceptus.a.um.
A exceção de pré-executividade é uma espécie de defesa do executado, onde ele poderá alegar vício de matéria de ordem pública mediante simples petição e sem a necessidade de garantia do juízo.
A exceção de pré-executividade consiste em um meio de defesa do executado, originariamente consagrado na jurisprudência e na doutrina, por meio da qual sem garantia do juízo e mediante simples petição pode o executado alegar, em incidente processual, determinado vício, lastreado em matérias de ordem pública.
[...] a objeção ou exceção de pré-executividade é um meio de defesa incidental, em que o executado, munido de prova documental e sem a necessidade de dilação probatória, provoca o julgador dentro do processo de execução para argüir questão de ordem pública relativa às condições da ação ou a pressupostos processuais, ...
Os embargos à execução possuem natureza de ação, com prazos e etapas dentro do processo. Em segundo lugar, a exceção de pré-executividade tem como objetivo apontar vícios e erros em matéria de ordem pública no processo, não necessitando dilação probatória, ou seja, a produção de novas provas, para tal.
No entanto, estes devem ser protocolados em até 30 dias a contar da intimação do devedor. Portanto, para não perder o prazo processual, é recomendável apresentar a exceção de pré-executividade em até cinco dias após a citação do polo passivo na ação de execução.
O valor da causa já consta nos autos pré-constituídos, mas nada impede que a coloque como referência, porém não é usual ou necessário destacar o valor da causa nas exceções de pré-executividade e comparando-se com a petição inicial, nesta sim, é obrigatório na maioria dos casos...
248. [2] Art. 746 - É lícito ao executado, no prazo de 5 (cinco) dias, contados da adjudicação, alienação ou arrematação, oferecer embargos fundados em nulidade da execução, ou em causa extintiva da obrigação, desde que superveniente à penhora, aplicando-se, no que couber, o disposto neste Capítulo.