O que uma fonte imaterial? Essa é a pergunta que vamos responder e mostrar uma maneira simples de se lembrar dessa informação. Portanto, é essencial você conferir a matéria completamente.
No caso das fontes imateriais, estamos falando diretamente de testemunhos obtidos de pessoas que viveram certo acontecimento histórico ou mesmo de lendas e histórias que são parte da cultura oral de um povo. ... Assim, o documento escrito continuou sendo uma importante fonte histórica, mas sua utilização ampliou-se.
O que são fontes de natureza imaterial?
Cultura Imaterial Esses bens podem ser ofícios, saberes, celebrações, formas de expressão e também lugares, como mercados, feiras e santuários que abrigam práticas culturais coletivas. A cultura imaterial é passada de geração a geração.
O que é fonte material e imaterial?
As primeiras são os vestígios de civilização material: monumentos, utensílios, vestígios arqueológicos etc., assim como os documentos de diversas espécies. As fontes imateriais são os vestígios que sobrevivem nas sociedades e que são detectáveis em suas tradições, costumes, lendas, ritos e folclore.
O que são as fontes bibliográficas?
Bibliografia é um termo generalizado para designar a listagem das fontes de consulta utilizadas na pesquisa de determinado tema para elaboração de um trabalho escrito. O objetivo de uma bibliografia é documentar o trabalho, mostrando que as opiniões que constam no trabalho são sustentadas pelas fontes consultadas.
O que são fontes iconográficas exemplo?
Exemplo de uso da palavra Fontes iconográficas: São imagens, pinturas, fotografias, anúncios de publicidade e outros, sempre importantes como fontes históricas informativas de épocas, pessoas e das sociedades nas quais foram produzidos.
Quais são os tipos de fontes históricas e exemplos?
As fontes históricas podem ser vestígios arqueológicos, como ossos dos animais e dos homens que viveram no período da pré-história. Esses são exemplos de fontes materiais escritas. Documentos escritos em tempos passados, mapas, cartas, diários, pergaminhos e jornais antigos também são fontes materiais escritas.
Quais são os tipos de fontes materiais?
Podemos exemplificar algumas fontes materiais, como:
Esculturas.
Pinturas rupestres.
Pinturas.
Vestuário.
Cerâmicas.
Urnas funerárias com ossos humanos.
Pedras lascadas e polidas.
Monumentos.
Mais itens...
São exemplos de fontes escritas?
Fontes escritas: cartas, letras de canções, livros, jornais, revistas, documentos públicos, etc. Fontes não escritas: pinturas, depoimentos orais, filmes, fotografias, utensílios, objetos variados.
São considerados como fontes bibliográficas?
III – São considerados como fontes bibliográficas os documentos oficiais, as legislações e as fontes estatísticas. IV – A pesquisa bibliográfica trabalha principalmente com fonte primárias, em geral obtidas pelo próprio autor da pesquisa.
O que são fontes não bibliográficas?
Elas se diferem das referências bibliográficas porque as referências são apenas aquelas que você, de fato, consultou e utilizou, enquanto as fontes podem ser inúmeras, e você pode ler de forma apenas consultiva, e perceber que ela não necessariamente pode ser utilizada no seu referencial.