EQST

O Que Um Solo Residual?

O que é um solo residual?

Entende-se por solo residual ao material derivado dos processos de alteração e decomposição in situ de maciços rochosos, que não tem sido transportado do seu local original.

O que são solos residuais e solos sedimentares?

1) Solos residuais, ou sedentários, ou eluviais: são aqueles que permanecem no local de sua formação, sobre a rocha de origem. ... Sedimentares: são solos cujas partículas são transportadas pela água e se sedimentam quando a velocidade desta diminui o coeficiente para tanto.

Como diferença solos residuais e transportados?

Como resultado do intemperismo sobre as rochas formam-se os solos que podem ser residuais ou transportados. intemperismo das rochas permanecem no local e na posição da rocha que lhes deu origem. São aqueles em que os resíduos do intemperismo das rochas permanecem no local e na posição da rocha que lhes deu origem.

São exemplos de solos transportados?

Entre os solos transportados, é necessário destacar-se, de acordo com o agente transportador, os seguintes tipos ainda: coluviais, de aluvião, eólicos (dunas costeiras). Não serão considerados os glaciais, tão comuns da Europa, América do Norte, etc. e a variação eólica (loess), uma vez que ambos não ocorrem no Brasil.

Quais as principais características dos solos tanto residuais quanto transportados?

Solo Residual Maduro: camada superficial de solo; perdeu toda a estrutura original da rocha mãe e tornou-se relativamente homogêneo (Solo Eluvial). Solo Residual Jovem (saprolito): solo que mantém a estrutura original da rocha mãe, inclusive fissuras e xistosidade, mas perdeu a consistência da rocha.

O que são solos sedimentares ou transportados?

Solos sedimentares ou transportadossão os que sofrem a ação de agentes transportadores, podendo ser: ... Solos eólicos: os solos de origem eólica transportados e depositados pela ação do vento, ocorrem, no Brasil, apenas junto à costa, principalmente no Nordeste.

O que diferencia um solo residual de um solo laterítico?

São mais heterogêneos e constituídos por uma mineralogia complexa, contendo frequentemente minerais ainda em fase de decomposição. São designados também de solos residuais jovens, em contraste com os solos superficiais lateríticos que seriam maduros.

O que é um solo transportado?

Solo Transportado -caracterizado pelo solo residual que sofre a ação transportadora dos agentes geológicos: mar, rio, vento, gelo, gravidade. Neste tipo de solo tem-se uma grande quantidade de matéria orgânica em sua composição. Não possui ligação coma rocha original.

Quais as características dos solos sedimentares aluvionares?

SOLOS ALUVIONARES  O agente de transporte é a água, os solos sedimentares. A sua textura depende da velocidade de transporte da água, podem ser classificados como de origem PLUVIAL, FLUVIAL ou DELTAICO. 32. ... Pela sua textura os solos podem ser classificados em solos grossos e solos finos.

O que é material Coluvial?

(DNER, 1996). Os solos Coluviais são aqueles cujo agente transportador é a gravidade, que faz cair massas de solo e rochas ao longo dos taludes. Também são conhecidos por depósitos de talus.

O que é um solo residual E o que é um solo transportado como se forma cada um?

Solos residuais – são os que permanecem no local da rocha de origem (rocha mãe), observando-se uma gradual transição da superfície até a rocha. ... Solo Residual Jovem (saprolito): solo que mantém a estrutura original da rocha mãe, inclusive fissuras e xistosidade, mas perdeu a consistência da rocha.

O que é material parental?

O material parental – ou seja, a constituição física da rocha que será intemperizada – determinará a intensidade da ação do intemperismo, haja vista que existem formações rochosas mais resistentes e outras menos resistentes à ação dos agentes exógenos de transformação do relevo.