É um relatório técnico elaborado por um engenheiro, geólogo ou geotécnico e contém as características de resistência, o tipo dos materiais encontrados nas diversas alturas da sondagem e o nível do lençol freático.
Como ler um perfil geotécnico
A determinação do perfil geotécnico pode ser realizada por sondagens do tipo SPT, trado manual, poços, trincheiras, sondagens rotativas, ensaios geofísicos, etc. Na prática, a sondagem SPT é mais utilizada para caracterizar os solos e a sondagem rotativa a mais utilizada para caracterizar rochas.
A primeira tarefa que um professor alfabetizador precisa cumprir, nos primeiros contatos com a turma, é a chamada sondagem inicial. Esse instrumento permite identificar o que cada criança sabe sobre o sistema de escrita e, com base nisso, adequar o planejamento das aulas às necessidades de aprendizagem.
Como aplicar a sondagem de escrita?
A sondagem é uma das estratégias a que o professor pode recorrer para reconhecer as hipóteses que os alunos (em fase de alfabetização ou não) estão com relação à escrita alfabética. ... A sondagem é de grande importância, pois é por meio dela que o docente estará apto para perceber em qual etapa de escrita o aluno está.
Sondagem “O professor deve realizar a primeira sondagem no início do período letivo e, depois, ao fim de cada bimestre, mantendo um registro criterioso do processo de evolução das hipóteses de escrita das crianças. Ao mesmo tempo, é fundamental uma observação cotidiana e atenta do percurso dos alunos.
O nível de letramento de um grupo social caracteriza-se, principalmente, pelas condições sociais, culturais e econômicas as quais está vinculado. Existem sujeitos letrados e não alfabetizados e sujeitos alfabetizados e não letrados.
Soares, 2004). Nível 1: Um a três anos de escola, ultrapassagem do analfabetismo; Nível 2: Quatro a sete anos de escola, domínio mínimo das práticas letradas e inserção social; Nível 3: Oito anos ou mais de escola, aquisição das competências letradas.
Toda pessoa apresenta um determinado nível de letramento. Não cabe também a ideia de que aquele que possui elevada habilidade de leitura e escrita tem sempre nível de letramento superior àquele da pessoa que possui nível baixo de habilidade de leitura e de escrita.