O que um medicamento Vesicante? Essa é a pergunta que vamos responder e mostrar uma maneira simples de se lembrar dessa informação. Portanto, é essencial você conferir a matéria completamente.
Uma substância vesicante é um composto químico que causa irritação severa da pele, mucosas e olhos, acompanhada de dor e formação de bolhas cutâneas.
Quais são os medicamentos vesicantes?
Algumas das drogas quimioterápicas vesicantes comuns incluem tenoposídeo, daunorrubicina e paclitaxel. Existem muitos outros medicamentos possíveis que podem ser usados durante a quimioterapia e que podem ser considerados vesicantes.
O que são drogas vesicantes e irritantes?
Vesicantes: Causam necrose tissular quando extravasados. Irritantes: Provocam ardor e inflamação temporária no local de extravasamento. Alguns quimioterápicos podem ser tanto irritantes quanto vesicantes.
Quais são os medicamentos irritantes?
Penicilinas. Irritante.
Cefalosporinas. Irritante.
Anfotericina-b. Irritante.
Aciclovir. Irritante.
Ganciclovir. Irritante.
Fenobarbital. Irritante.
Soluções de K+ Irritante.
Soluções de cálcio. Vesicante.
Mais itens...
O que são drogas irritantes e vesicantes quais as complicações que elas podem causar?
Os antineoplásicos podem ser classificados de acordo com a toxicidade dermatológica local, como vesicantes, responsáveis por reações mais graves quando extravasados, ou irritantes, cujos danos teciduais são menos intensos e não evoluem para necrose.
Quais são os quimioterápicos irritantes?
Os quimioterápicos com maior potencial tóxico para as mucosas, utilizados na Instituição, são: daunoblastina, doxorrubicina, metotrexato, citarabina, ciclofosfamida, etoposide, mitoxantrona, vincristina, vimblastina, hidroxiuréia, tioguanina e mercaptopurina.
O que ocorre quando há extravasamento de soluções e medicações?
O extravasamento, que é o resultado da administração inadvertida de medicamentos vesicantes no espaço extra vascular, é caracterizado pela capacidade de produzir lesões teciduais graves (pele, tendões e músculo).
Quais as vantagens e desvantagens da via endovenosa?
A via intravenosa tem como vantagem a obtenção rápida de efeitos, a possibilidade de administração de grandes volumes, em infusão lenta, e de substancias irritantes. Tem como desvantagem riscos de embolia, infecções por contaminação, sendo imprópria para substancias oleosas ou insolúveis (SPINOSA et al., 1999).
Quais são as complicações da via subcutânea?
Via subcutânea (SC) A via SC é utilizada comumente para administração de insulina e anticoagulantes. As complicações mais comuns são reações alérgicas locais (rubor, edema, dor e endurecimento do local, presença de pápula).
O que é extravasamento do quimioterápico?
O extravasamento de quimioterapia antine- oplásica é definido como o escape de drogas quimioterápicas do vaso sanguíneo para os tecidos circunjacentes e seus efeitos tóxicos locais variam po- dendo causar dor, necrose tissular ou descamação do tecido3.
Quais os dispositivos mais utilizados para a administração dos quimioterápicos?
Como é administrada a quimioterapia?
Via oral (pela boca): o paciente ingere pela boca o medicamento na forma de comprimidos, cápsulas e líquidos. ...
Intravenosa (pela veia): a medicação é aplicada diretamente na veia ou por meio de cateter (um tubo fino colocado na veia), na forma de injeções ou dentro do soro.
Mais itens...
O que fazer em caso de extravasamento?
Orientar paciente e/ou familiar quanto aos agravos que o extravasamento pode ocasionar, caso persista recusa comunicar médico e registrar ocorrência em prontuário.
Quais são as complicações da via endovenosa?
Entre as principais complicações predominam-se os hematomas, infiltrações, extravasamento, oclusão, infecção local, trombose e flebite.
Quais são as principais complicações locais da terapia intravenosa?
Entre as principais complicações predominam-se os hematomas, infiltrações, extravasamento, oclusão, infecção local, trombose e flebite.
O que fazer quando ocorre extravasamento?
A extrusão do hipoclorito para além do forame apical leva a destruição e necrose tecidual. Porém, são poucos os estudos com recomendações após acidentes por extravasamento de NaClO na clínica endodôntica. Em casos de acidentes a substância deve ser aspirada e o local lavado abundantemente com solução salina estéril.
Quais são os cuidados imediatos nos casos de extravasamento dos quimioterápicos?
Para os demais quimioterápicos: no local onde ocorreu o extravasamento do quimioterápico deverá ser aplicada compressa com água fria, por 15 minutos, de 3 a 4vezes ao dia, durante 48 horas subseqüentes ao evento ocorrido avaliando resposta do paciente.