Sujeito: O sujeito é o termo a que o verbo se refere na oração, concordando com ele. Pode ser uma substantivo, um pronome ou qualquer palavra substantivada. Complemento Nominal: É o termo que completa o sentido de substantivos transitivos, adjetivos e advérbios. .../span>
A frase, oração e período são os três elementos que compõem uma sentença na sintaxe. Para realizar a análise sintática de forma correta é necessário entender os conceitos deles. São os enunciados com o sentido completo. Podem ser formados por apenas uma palavra ou mais de uma.
Trata-se do conjunto das regras que determinam as diferentes possibilidades de associação das palavras da língua para a formação de enunciados. Sintaxe é a parte da Gramática que estuda a disposição das palavras nos períodos, bem como a relação lógica entre elas.
A sintaxe é a parte da gramática que estuda a relação das palavras entre si, com a oração e com o discurso. Enquanto a fonologia dedica-se ao estudo dos sons e a morfologia estuda a estrutura das palavras, a sintaxe preocupa-se com a função de cada termo na oração.
Sendo assim, a Sintaxe organiza a estrutura das unidades linguísticas, os sintagmas, que se combinam em sentenças. Para que o falante de uma língua possa interagir verbalmente com outros, ele organiza as sentenças linguísticas para que possa transmitir um significado completo e, assim, ser compreendido.
A sintaxe é responsável pela tessitura do texto , formando a rede sintática , por onde passa o fio condutor da mensagem .
A Estilística é a parte dos estudos da linguagem que, como o próprio nome denota, preocupa-se com o estilo. Nela, a linguagem pode ser utilizada para fins estéticos, conferindo à palavra dados emotivos.
A Pragmática analisa a linguagem considerando a influência do contexto comunicacional, extrapolando assim a visão da Semântica e da Sintaxe. ... Trata-se do ramo da linguística que analisa o uso concreto da linguagem pelos falantes da língua em seus variados contextos.
O pragmatismo é um método da filosofia que tem como foco a compreensão do significado dos termos presente na linguagem, considerando o contexto de sua aplicação./span>
Uma definição possível para Semântica é “o estudo do significado”. Não só possível como também muito corrente. Não obstante, essa definição é um modo vago de apresentar a disciplina, pois a pragmática também é o estudo do significado.
Estudo da linguagem no contexto do seu uso na comunicação A pragmática é a área da linguística que analisa o uso concreto da linguagem em diferentes contextos. Ela vai além dos sentidos atribuídos pela semântica e pela sintaxe, que se dedicam à construção teórica. O foco da pragmática é a interpretação da linguagem./span>
O estudo do significado linguístico é objeto da área da ciência linguística chamada Semântica. ... A Semântica não é a única que estuda o significado linguístico, ela está atrelada com a Pragmática, sua contribuição para a análise do significado de expressões e enunciados não pode ser desvinculado./span>
Pragmática é o ramo da linguística que estuda a linguagem no contexto de seu uso na comunicação. A pragmática está além da construção da frase, objeto da sintaxe, ou do seu significado, objeto da semântica. ... A capacidade de compreender a intenção do locutor é chamada de competência pragmática.
Parte da linguística que estuda o significado das palavras Conhecida como o “estudo de significado”, a semântica tem por objetivo explicar o sentido da mensagem que está sendo transmitida. ... Assim, é a parte da linguística que estuda os significados das palavras, das frases, dos símbolos e imagens, etc./span>