Parâmetros de corte são grandezas numéricas que representam valores de deslocamento da ferramenta ou da peça, adequados ao tipo de trabalho a ser executado, ao material a ser usinado e ao material da ferramenta.
O torneamento é a operação realizada pelo torno mecânico. Trata-se da combinação de dois movimentos: rotação da peça e movimento de avanço da ferramenta. Em algumas aplicações, a peça pode ser estacionária, com a ferramenta girando ao seu redor para cortá-la, mas basicamente o princípio é o mesmo.
As vantagens e os principais processos de usinagem de peças em aço
➢ Movimento de corte: É o movimento entre a ferramenta e a peça que provoca remoção de cavaco durante uma única rotação ou um curso da ferramenta. Geralmente este movimento ocorre através da rotação da peça (torneamento) ou da ferramenta (fresamento).
Os cavacos são pequenas lascas de metais, que dependendo da peça a ser usinada pode ocasionar muita ou pouca perda de material. Ou seja, quanto mais cavacos gerados no processo, maior o desperdício de metal usinado.
No fresamento há dois movimentos a se considerar: • Rotação da ferramenta; Avanço da peça (em alguns casos a ferramenta pode executar os dois movimentos). A máquina-ferramenta na qual é feito o fresamento é denominada fresadora ou máquina de fresar.
Fresamento é um processo de usinagem para criar engrenagens, estriados e coroa de comando usando uma máquina de fresa caracol, que é um tipo especial de Fresa. Os dentes ou estriados ou filetes, são cortados progressivamente na peça por uma série de cortes feitos por uma ferramenta de corte chamada de Caracol.
O movimento de avanço pode levar a peça contra o movimento de rotação do dente da fresa, é o chamado movimento discordante. Ou pode também levar a peça no mesmo sentido do movimento do dente da fresa, este é chamado demovimento concordante.
Assim, o aparelho divisor permite fresar quadrados, hexágonos, rodas dentadas ou outros perfis, que dificilmente poderiam ser obtidos de outra maneira.
1 - Escolha o disco divisor. Este deverá ter um número de furos múltiplo do número de superfícies a serem fresadas. Como você deve fresar um quadrado, o disco deve ter um número de furos múltiplo de 4. Então vamos supor que você tenha escolhido um disco de 24 furos.
Quantas voltas você precisará dar na manivela para obter o ângulo indicado, uma vez que a coroa tem 40 dentes? Substituindo os valores na fórmula: Vm = 40· 20 360 Vm = 360 880 2 Por esse resultado, já sabemos que você terá de dar duas voltas completas na manivela.
As máquinas fresadoras são distinguíveis a partir da posição do eixo responsável por fixar as fresas em relação à superfície na qual ela irá operar. As duas partes se movimentam ao mesmo tempo possibilitando assim o processo de fresagem de uma peça.
Dica Os elementos dessa fórmula podem ser usados também para calcular o diâmetro primitivo da engrenagem dp = m · Z. Servem igualmente para calcular o número de dentes: Z = dp m . O diâmetro externo é igual ao diâmetro primitivo (dp) mais duas vezes a altura da cabeça do dente (a) que, por sua vez, é igual a um módulo.
O diâmetro primitivo (Dp) da engrenagem helicoidal é calculado pela divisão do comprimento da circunferência primitiva por p (3, 14). O comprimento da circunferência primitiva (Cp) é igual ao número de dentes (Z) multiplicado pelo passo circular (Pc).
7 - Ângulo de Pressão O ângulo de pressão θ num engrenamento é definido como o ângulo entre a linha de ação e a direção da velocidade angular, de modo que a linha de ação está rotacionada a θ graus da direção de rotação da engrenagem movida. ... Os ângulos de pressão são 14.
Numa engrenagem cônica, o diâmetro externo (De) pode ser medido, o número de dentes (Z) pode ser contado e o ângulo primitivo (d) pode ser calculado. Na figura a seguir podemos ver a posição dessas cotas. O diâmetro externo (De) é dado pelo fórmula De = Dp + 2 · M · cos d, onde Dp é o diâmetro primitivo e M é o módulo.
Ela funciona através do atrito dos seus dentes com uma segunda engrenagem. O seu objetivo é transmitir potência para uma determinada máquina através da ligação entre eixos, promovendo velocidade de rotação e torque a esse processo.
A função de uma engrenagem é transmitir força ou torque através da rotação de um eixo. Portanto, através da junção de um par de engrenagens ou a combinação de várias delas, ou ainda combinadas com correntes de transmissão, são usadas para transmitir rotações e forças de um eixo motriz para um eixo movido.
As engrenagens dentes retos têm uma ampla gama de aplicações, sendo utilizadas em motores, como marítimos e de automóveis, relógios, máquinas de lavar roupa, siderúrgicas e na fabricação de trens.
Na engenharia mecânica, a relação de engrenagens é a medida da relação entre as velocidades rotacionais de duas ou mais engrenagens interligadas.
Chama-se relação de transmissão i a razão entre o diâmetro da polia movida pelo diâmetro da polia motora, isto é: i = ϕ2 ϕ1 (4) 7 Page 8 Da expressão (3), segue que i = n1 n2 .
A velocidade fornecida por um conjunto transmissor depende da relação entre os diâmetros das polias. Polias de diâmetros idênticos transmitem para a máquina a mesma velocidade (mesma rpm) fornecida pelo motor. Em caso de polias com tamanhos distintos, a velocidade transmitida para a máquina será maior ou menor.
O sistema de transmissão adota engrenagens com diferentes números de dentes para multiplicar ou reduzir a força do motor de acordo com a marcha selecionada. ... Se a relação for mais longa, ou numericamente menor, o motor vai girar menos para um mesmo número de voltas da roda.