O que so os metecos? Essa é a pergunta que vamos responder e mostrar uma maneira simples de se lembrar dessa informação. Portanto, é essencial você conferir a matéria completamente.
Metecos (em grego: Μέτοικος) eram os estrangeiros residentes nas póleis (sing. polis) gregas de Atenas. Existiam em várias cidades, exceto em Esparta, que não recebia estrangeiros. ... De fato, grande parcela da economia ateniense era realizada pelos metecos.
Quais os direitos e deveres dos metecos?
b) Cabia aos metecos o dever de cumprir as leis e de pagar os tributos. Entre seus direitos, destacava-se exercer atividades ligadas ao comércio e ao artesanato.
O que homens livres podiam fazer em Atenas?
a) Era formada pelos cidadãos, que possuíam privilégios políticos e econômicos na cidade, concentrando as terras e ocupando os principais cargos políticos; pelos metecos, homens livres que pagavam impostos e que se dedicavam ao comércio e ao artesanato; e pelos escravos que não possuíam direitos políticos.
Quem eram os metecos na cidade-estado de Atenas?
Metecos: Eram os estrangeiros residentes em Atenas, geralmente se dedicavam ao comércio. O fato de Atenas ter sido uma cidade cosmopolita contribui para uma grande presença de metecos.
Quem eram os cidadãos metecos e escravos?
Na sociedade ateniense existia ainda outra camada social: os metecos. Considerados homens livres, como os cidadãos atenienses, os metecos não desfrutavam do direito à cidadania que os cidadãos usufruíam. ... Os escravos, na sociedade ateniense, constituíam a terceira camada social.
O que eram os Georgóis?
GEORGÓIS: camada dos pequenos proprietários. A situação de pobreza deste grupo é tanta que muitos se transformam em escravos por dívidas. DEMIURGOS: são os trabalhadores urbanos. THETAS: Grupo marginalizado e sem terras.
Qual a função dos Georgois?
GEORGÓIS: camada dos pequenos proprietários. A situação de pobreza deste grupo é tanta que muitos se transformam em escravos por dívidas. DEMIURGOS: são os trabalhadores urbanos. ... ESCRAVOS: ou por dívidas ou adquiridos em guerras.
O que era preciso para que alguém fosse considerado um cidadão ateniense?
a) Entre as condições para que um ateniense fosse considerado cidadão na Grécia Clássica, o candidato poderia indicar: - ser homem, maior de 21 anos, nascido em Atenas, filho e pais atenienses; essas condições, em conjunto, garantiam que o cidadão deveria participar da vida publica da cidade – sendo assim considerado ...
Qual é a proteção da democracia ateniense?
Segundo Aristóteles, o ostracismo foi integrado à constituição ateniense no século VI a.C. e posto em prática pela primeira vez em 488 ou 487 a.C., para impedir a participação de ex-tiranos nas eleições e implantar, assim, a verdadeira democracia.
Quais eram os grupos sociais excluídos da democracia ateniense?
A condição de cidadão era restrita aos homens livres nascidos em Atenas. As mulheres, os estrangeiros (metecos) e os escravos estavam excluídos dos direitos políticos, o que restringia a participação a uns 10% da população. A cidadania não era considerada um direito, mas um dever.
Qual o nome dos estrangeiros em Atenas?
Apenas os homens livres nascidos em Atenas eram considerados cidadãos. Por isso, estavam excluídos da vida política as mulheres, os escravos e os estrangeiros, chamados de metecos.
Quais são os grupos sociais em Atenas?
A sociedade ateniense era formada por três principais camadas sociais: os cidadãos atenienses, os metecos e os escravos. Com a aquisição de riquezas, em virtude da exploração colonial, Atenas tinha como principal fundamento da cidadania a posse da terra.
Quem eram os cidadãos atenienses?
Somente os homens livres, de pai e mãe ateniense, maiores de 18 anos e nascidos na cidade eram considerados cidadãos. As mulheres, escravos e estrangeiros não desfrutavam de nenhum tipo de participação política.
Quem eram os cidadãos gregos?
Cidadania na Grécia Antiga Na Grécia Antiga, o conceito de cidadania estava relacionado a uma minoria da população. Nessa época, só eram considerados cidadãos os homens com mais de 21 anos, que fossem atenienses e filhos de pais atenienses.
O que eram os demiurgos?
Os pequenos proprietários, muitas vezes sem recursos. Viviam constantemente ameaçados pela escravidão por dívidas. Já os comerciantes, artesãos e assalariados urbanos, que eram chamados demiurgos, estavam excluídos das decisões políticas da pólis e também queriam participar delas.
O que são Georgói?
GEORGÓIS: camada dos pequenos proprietários. A situação de pobreza deste grupo é tanta que muitos se transformam em escravos por dívidas. DEMIURGOS: são os trabalhadores urbanos. THETAS: Grupo marginalizado e sem terras.
O que era a Acrópole e quais suas funções para a cidade?
Na Grécia Antiga, a Acrópole era o ponto mais alto da cidade (geralmente uma montanha). A Acrópole possuía um papel muito importante na vida das pólis (cidades-estados) gregas. Os gregos também costumam construir palácios e templos religiosos na Acrópole.
Quem era considerado cidadão espartano por quê?
Tanto Esparta quanto Atenas impunham restrições à cidadania. Em Esparta, a cidadania era concedida apenas aos hoplitas; em Atenas, somente aos homens maiores de 21 anos, livres e filhos de pai e mãe atenienses.