Neurônios são as células que caracterizam o sistema nervoso, responsáveis por transmitir impulsos ao cérebro. Base do sistema nervoso, o neurônio é a célula característica do sistema nervoso com a capacidade de estabelecer conexões entre si ao receber estímulos do ambiente externo ou do próprio organismo.
Hoje, no entanto, sabemos que a perda de neurônios só ocorre se estiver associada a processos patológicos e degenerativos, como os quadros que caracterizam a doença de Alzheimer, cortes ou secções dos tecidos nervosos ou acidentes vasculares cerebrais, entre outros.
Sob o aspecto neurológico, a morte começa aos 27 anos. Quem descobriu foi o pesquisador Timothy Salthouse, da Universidade da Virgínia, nos EUA.
“Assim que isso acontece, o sangue não circula mais no cérebro, o que significa que as funções cerebrais são interrompidas quase instantaneamente, e você perde todos os seus reflexos.” Mas há evidências de que, quando a pessoa morre, acontece uma descarga de energia no cérebro.
Os sete alimentos que turbinam o cérebro
Como é o tratamento de uma lesão do plexo braquial É muito importante reconhecer o trauma logo no início, para se fazer um acompanhamento cuidadoso (geralmente mensal), e se necessário, planejar uma correção cirúrgica, já que existe uma janela de tempo ideal para isso (limite), geralmente em torno de 6 meses.
A síndrome de Parsonage-Turner é uma doença rara que acomete a musculatura da cintura escapular levando à hipotrofia muscular e grande déficit motor. A etiologia é indeterminada; acredita-se que existam fatores infecciosos e autoimunes envolvidos.
Como identificar a lesão traumática do plexo braquial
A Paralisia Braquial de Origem Obstétrica (PBO) é uma complicação associada a um parto laborioso onde o recém-nato pode precisar de uma tração cervical e/ou braquial durante o nascimento, causando um estiramento excessivo sobre o plexo braquial ocasionando uma lesão nervosa.
Introdução: Os tocotraumatismos são lesões causadas em decorrência do trabalho de parto. Diversos fatores são responsáveis por predisporem um recém-nascido (RN) ao trauma do nascimento, mas acredita-se que são múltiplos os fatores que ocorrem simultaneamente para que culmine em um tocotrauma fetal.
Lesão ou lesões do plexo braquial são danos causados aos nervos do plexo braquial, um conjunto de nervos que conduz sinais da medula espinhal, que está alojada no canal espinhal da coluna vertebral, para os membros superiores. Essas lesões podem ocorrer como resultado de traumas, tumores ou inflamações no ombro.
O plexo braquial (PB) é um conjunto de 5 raízes nervosas (conhecidas como C5, C6, C7, C8 e T1) que se originam na região cervical e formam um emaranhado nervoso que segue próximo à região da clavícula, conforme observamos na figura 1.