Fenômeno provocado pelo escorregamento de materiais sólidos, como solos, rochas, vegetação e/ou material de construção ao longo de terrenos inclinados, denominados de “encostas”, “pendentes” ou “escarpas”.
Plante grama e capim nas encostas do terreno. As raízes penetram no solo, evitando assim seu desmoronamento. Evite plantar bananeiras e árvores grandes como manga, mamão, abacate, entre outras. Elas acumulam muita água no solo e podem provocar deslizamentos de terra.
e) deslizamento e retenção. Os processos de erosão e transporte de sedimentos (detritos) são chamados de desgaste, e o acúmulo desses sedimentos transportados é chamado de deposição.
O desmoronamento se dá em encostas inclinadas. A chuva, o vento, as ondas e outros processos naturais podem desgastar a superfície da encosta. ... O deslizamento de pedras envolve grandes rochas caindo de uma encosta ou de um penhasco.
As enchentes podem ser encaradas como uma ocorrência natural, quando o volume d'água de um rio transborda em direção das margens. ... Já os deslizamentos de terra consistem num processo de desgaste dos solos, onde as áreas com declividade sofrem a ação da força das águas das chuvas.
As principais causas estão relacionadas a impermeabilização do solo, construções irregulares, disposição de lixos em terrenos baldios ou em locais sem estrutura adequada. Com isso a água da chuva se acumula, pois não tem meios necessários para infiltrar e assim escoam com maior rapidez.
Após a explicação das causas das enchentes, discuta sobre as principais consequências desse fenômeno: - Inundação de residências e vias públicas. - Perdas materiais – móveis, danificação de automóveis, objetos, etc. - Proliferação de doenças – malária, hepatite A, febre amarela, leptospirose, entre outras.
As inundações geralmente são causadas por chuvas fortes e prolongadas. Depois de muita chuva, a terra fica encharcada e perde a capacidade de absorver toda a água que cai sobre ela. ... Quando o nível sobe tanto que a água transborda das margens do rio, ocorre uma inundação.
Várias são as causas das enchentes urbanas mas, entre as principais, relacionamos as chuvas, o tipo de piso, lixo nos bueiros, erros de projeto (drenagem insuficiente) e a ocupação irregular do solo.
6- Como podemos colaborar para evitar inundações?
Geralmente as inundações ribeirinhas ocorrem em bacias de grande e médio porte (>500 km2), no trecho onde a declividade é baixa e a seção de escoamento é pequena. Enquanto as inundações devido à drenagem urbana ocorrem em pequenas bacias urbanizadas, com área superficial de 1 a 100 km2 (TUCCI, 2003b).