- Ácidos graxos monoinsaturados São os ácidos graxos que apresentam apenas uma ligação pi entre os átomos de carbono.
Classificação dos ácidos graxos A forma insaturada dos ácidos graxos é subdividida em dois tipos. Veja abaixo: Monoinsaturados (AGMIs): aqueles que têm apenas uma dupla ligação na cadeia de carbono; Poliinsaturado (AGPIs): aqueles que têm mais de uma dupla ligação na cadeia de carbono./span>
Os triglicerídeos de cadeia média (TCM) são, apesar de seu nome complicado, simples: tratam-se das gorduras encontradas em alimentos como, por exemplo, óleo de coco e laticínios./span>
Os triglicéridos de cadeia média (TGCM ou MCT) são moléculas formadas por três ácidos gordos saturados com uma longitude de 6 a 12 átomos de carbono esterificados com glicerol. Concretamente são ácidos caprílico (C8:0), caproico (C6:0), cáprico (C10:0) e laúrico (C12:0).
Short-chain fatty acids. Os ácidos graxos de cadeia curta (AGCC) são substâncias produzidas à partir da ação de bactérias do cólon num processo de fermentação anaeróbia de fibras ingeridas na dieta.
Os ácidos graxos de cadeia curta (AGCC) acetato, propionato e butirato são produtos da fermentação bacteriana de carboidratos, sendo encontrados em altas concentrações no trato gastrintestinal (TGI).
O butirato é um dos ácidos graxos de cadeia curta (AGCC) que a microbiota intestinal sintetiza quando quebra os carboidratos não digeridos, como fibra alimentar e amidos resistentes.
Os ácidos graxos essenciais para a alimentação humana são o ácido linolênico (ômega-6) e o ácido linoleico (ômega-3). O primeiro está presente em grande quantidade nos óleos de milho e soja, enquanto o segundo, em vegetais de folhas verdes, no óleo de linhaça e nos óleos de peixes marinhos.
Ácidos graxos monoinsaturados: óleos vegetais, como no mesocarpo e endocarpo de frutos de palmeiras (como o açaí, tucumã e buriti), azeite de oliva, óleo de canola, oleaginosas (nozes, amêndoas, castanhas, etc.), abacate e amendoim. Ácidos graxos poli-insaturados: - EPA E DHA: peixes de água fria e no óleo de peixe./span>
O ácido linoléico e o ácido linolênico não podem ser sintetizados pelos mamíferos, por não possuírem a enzima delta9- dessaturase, são assim chamados de ácidos graxos essenciais (AGE) e devem ser obtidas obrigatoriamente a partir da dieta(13).
A Loção Oleosa de Girassol Agesani é indicado para tratamento de feridas, prevenção de escaras, e age hidratando a pele. É a base de A.G.E (Ácidos Graxos Essenciais) e T.C.M (Triclicerídios de Cadeia Média) com Lecetina de soja e vitaminas A e E que revitalizam e mantém o equilíbrio híbrido da pele.
Nessas condições, a quantidade absoluta de ácidos graxos oxidados aumenta na mesma proporção em que o tempo de exercício é elevado (2,4,5). Esse aumento na oxidação dos ácidos graxos induz uma regulação no metabolismo de carboidrato, reduzindo a oxidação de glicose.
A oxidação da glicose, ácidos graxos e aminoácidos originam acetil-CoA e liberam elétrons na forma de NADH + H+ Page 4 A acetil-CoA que entra no TCA juntamente com o esqueleto carbônico de outros aminoácidos também liberam elétrons em transportadores de elétrons. Proteínas não são estocadas ou armazenadas!
Funciona como uma reserva de glicose para ser usada por outros tecidos. Já o glicogênio muscular é usado pelo próprio músculo, como fonte de energia na contração muscular. Quando os corredores resolvem acelerar nas ruas, aí essa reserva de glicogênio entra em ação./span>
Os músculos esqueléticos são usados para facilitar o movimento, aplicando força aos ossos e articulações, através da contração. Eles geralmente se contraem voluntariamente (via estimulação nervosa), embora possam contrair-se involuntariamente./span>
A principal vantagem deste processo é que ele ajuda o organismo a manter os níveis de açúcar no sangue estáveis mesmo na ausência da ingestão de alimentos que contenham carboidratos ou açúcares. Sem a gliconeogênese você não viveria muito tempo, especialmente sem comida.