A visualização de dados é a representação de dados por meio do uso de recursos visuais comuns, como gráficos, plotagens, infográficos e até mesmo animações. Esses recursos visuais de informações comunicam relacionamentos de dados complexos e insights baseados em dados de uma maneira fácil de entender.
A visualização de dados pode ajudar a contar a história, transmitindo claramente problemas complexos. Pode desempenhar um papel fundamental para identificar as informações significativas do ruído, incluindo discrepâncias e anomalias.
Ao extrair informações significativas de grandes conjuntos de dados, ela permite aos profissionais entender melhor o desempenho, identificar tendências e padrões, e prever cenários futuros. Isso é especialmente importante em ambientes de negócios, onde a análise de dados ajuda a otimizar processos, aumentar a eficiência, reduzir custos e identificar novas oportunidades de mercado.
Isso ocorre porque as visualizações de dados são diferentes de muitos outros tipos de conteúdo que as pessoas consomem diariamente. Além de fazerem seu cérebro funcionar, elas combinam fatos concretos e números com elementos visuais impactantes, tornando conceitos complexos mais fáceis de entender.
Usar um grande volume de dados na sua análise pode melhorar a precisão da visualização dos dados. Mais evidências aumentam a confiança e também ajudam os valores atípicos a se destacarem. Você sempre pode incluir um relatório de resumo de dados ou uma representação de dados consolidada para obter uma visão geral de uma visualização mais detalhada.
Data Science, por outro lado, é uma disciplina que abrange a extração de conhecimento e insights de dados complexos e, muitas vezes, de Big Data. Utilizando uma combinação de métodos de várias disciplinas, como estatística, aprendizado de máquina e mineração de dados, a Data Science procura entender padrões, fazer previsões e informar decisões. É um campo interdisciplinar que utiliza teorias e técnicas de várias áreas para interpretar e resolver problemas complexos relacionados a dados.
Os designers usam dicas visuais para direcionar o olho para diferentes pontos de uma página: formas, símbolos e cores que apontam ou destacam uma parte específica do recurso visual.
A visualização interativa permite que os usuários interajam com diagramas e gráficos. Os visualizadores podem alterar variáveis em parâmetros de visualização para encontrar novos insights ou acessar informações detalhadas. Os softwares de visualização de dados normalmente incluem um painel para interação dos usuários com o sistema.
A contratação de uma boa ferramenta de análise de dados é uma virada de jogo para a redução dos esforços para coletar e interpretar esses insumos. Afinal, como vimos, fazer isso de forma manual é extremamente trabalhoso e passível de erros.
Além de seu uso em negócios, a análise de dados é crucial na pesquisa científica, onde facilita descobertas significativas ao permitir que os cientistas testem hipóteses e analisem experimentos de maneira mais eficiente. Na saúde, ajuda na melhoria do atendimento ao paciente e no desenvolvimento de tratamentos mais eficazes. Na educação, contribui para a criação de estratégias de ensino mais eficientes e na compreensão do desempenho dos alunos.
Fazer uma análise de capabilidade nos permite dizer se a variação do nosso processo está de acordo com o que nossos clientes esperam. Afinal, ela é ideal para análises de dados onde queremos prever o número de defeitos que nosso processo pode produzir.
Comparações dão contexto aos dados e reforçam o ponto de vista que você está expondo. Elas também tornam os dados mais acionáveis. Por exemplo, exibir dados atuais após a avaliação de uma nova ideia juntamente com dados relevantes antes dessa avaliação mostra ao leitor como as coisas eram e como poderiam ser.
O aumento nas reclamações do restaurante QPizza! e da perda dos clientes é resultado de uma equipe de garçons novos e inexperientes. Como comprovamos se essa hipótese é verdadeira ou não? É isso que devemos fazer com a análise.
Os designers usam técnicas como a teoria das cores, ilustrações, estilo de design e pistas visuais para estimular as emoções dos leitores, colocar rostos em números e introduzir uma narrativa às informações.
A visualização de dados é comumente usada para promover a geração de ideias entre as equipes. Ela é usada durante sessões de brainstorming ou Design Thinking no início de um projeto, para dar suporte à compilação de diferentes perspectivas e destacar as preocupações comuns do grupo. Embora essas visualizações geralmente não sejam polidas e refinadas, elas ajudam a definir a base dentro do projeto para garantir que a equipe esteja alinhada com o problema que está tentando resolver para os principais stakeholders.
Na prática, a análise de dados é um processo multifacetado que envolve várias etapas, desde a coleta inicial de dados até a geração de insights acionáveis. Vamos detalhar como isso funciona:
A análise descritiva faz uma mineração dos dados em tempo real, visando encontrar respostas rápidas e seguras para as diversas questões existentes no dia a dia de uma empresa.
Rastreie o impacto de suas iniciativas de marketing em termos de engajamento e taxas de conversão usando visualizações perspicazes. Eles também podem ser facilmente compartilhados entre as partes interessadas envolvidas para sua conscientização atualizada. Saiba mais sobre a visualização de dados de marketing.
Comparações dão contexto aos dados e reforçam o ponto de vista que você está expondo. Elas também tornam os dados mais acionáveis. Por exemplo, exibir dados atuais após a avaliação de uma nova ideia juntamente com dados relevantes antes dessa avaliação mostra ao leitor como as coisas eram e como poderiam ser.
O Power BI é uma poderosa ferramenta de análise de dados desenvolvida pela Microsoft. Ele permite que os usuários importem dados de várias fontes, os transformem e os visualizem de maneira interativa. O Power BI é amplamente utilizado para criar relatórios e painéis dinâmicos, fornecendo insights valiosos a partir dos dados.