Significado de Solar adjetivo Relativo ao Sol: raio, ano solar. Sistema solar, conjunto do Sol e dos astros que gravitam em torno dele. Forno solar, aparelho que utiliza o calor irradiado pelo Sol para obter temperaturas elevadas.
Pessoas predominantemente solares são aquelas cuja personalidade é mais expansiva, mais extrovertida e quase sempre preferem as atividades diurnas às noturnas.
Significado de Nuclear adjetivo Relativo ao núcleo e especialmente ao núcleo do átomo: física nuclear. Relacionado com núcleo (parte central) ou próprio deste; nucleal. [Figurado] Parte mais importante, essencial, fundamental de alguma coisa: análise nuclear para entendimento do texto.
Que se refere ao núcleo de um átomo: 1 atômico, nucleal. Que é fundamental: 2 básico, capital, central, elementar, essencial, fundamental, principal.
O significado de papel nuclear no português é o conjunto de aspectos gráficos de determinada instituição em seus elementos impressos, podendo ser compreendido também como o aspecto físico-químico relativo à energia atômica e ao interior (centro) das células.
A energia nuclear, também chamada atômica, é obtida a partir da fissão do núcleo do átomo de urânio enriquecido, liberando uma grande quantidade de energia. A energia nuclear mantém unidas as partículas do núcleo de um átomo. A divisão desse núcleo em duas partes provoca a liberação de grande quantidade de energia.
Energia nuclear é toda a energia associada a mudanças da constituição do núcleo de um átomo, por exemplo, quando um nêutron atinge o núcleo de um átomo de urânio 235, dividindo-o, parte da energia que ligava os prótons e os nêutrons é liberada em forma de calor.
A energia elétrica gerada por uma fonte nuclear é obtida a partir do calor da reação do urânio. A queima do combustível produz calor que ferve a água de uma caldeira transformando-a em vapor. O vapor movimenta uma turbina que dá partida a um gerador elétrico que produz a eletricidade.
Uma usina nuclear é basicamente uma usina termoelétrica, pois funciona aquecendo água que vira vapor pressurizado e, então, gira uma turbina que faz um gerador rodar e produzir energia elétrica.
O Brasil possui duas usinas em operação atualmente: Angra 1 e Angra 2, instaladas no município de Angra dos Reis, no estado do Rio de Janeiro, com potencial de geração de 2 mil megawatts. A inauguração da usina de Angra 3 está prevista para 2015, adicionando mais 1080 megawatts de energia elétrica à disposição.
Risco de contaminação derivada de acidentes e vazamentos: Embora possua monitoramento constante, o processo de geração de energia nuclear possui riscos de vazamentos e acidentes, como os que aconteceram em Chernobyl (1986) e em Fukushima (2011), que colocam em risco o meio ambiente e a vida de trabalhadores das usinas ...
Diversos são os tipos de reatores nucleares que produzam calor, para gerar energia elétrica, a partir da fissão nuclear do urânio. No Brasil, as usinas de Angra 1 e Angra 2 utilizam reatores do tipo PWR. Este tipo de reator utiliza o urânio enriquecido e a água leve como refrigerante.
Uma usina nuclear introduz um risco de acidente radiológico, o que significa dizer o de causar um impacto ambiental por contaminação radioativa. Para Angra 3, esse risco é de uma vez a cada de anos e é considerado pelos engenheiros de segurança e analistas de risco, como extremamente baixo.
Principais Elementos Radioativos
O princípio básico de funcionamento de qualquer usina térmica é igual: a queima do combustível fóssil ou a fissão do combustível nuclear produz calor. O calor aquece a água, transformando-a em vapor. O vapor movimenta uma turbina, à qual está acoplado um gerador elétrico, que produz eletricidade.
A produção da energia nuclear não ocorre por meio de queimas, o que auxilia na redução de gases poluentes na atmosfera. Esta pode ser considerada uma vantagem, já que, ao optar por esta fonte, seria possível reduzir drasticamente a emissão de gases e poluentes causadores do efeito estufa.
O enriquecimento é feito pela adição de gás hexafluoreto de urânio às centrífugas que separam o isótopo mais adequado à fissão nuclear, o U-235. O urânio com baixa concentração de U-235 (de 3% a 5%) é usado para a produção de combustível de usinas nucleares.
Outra vantagem é o acesso a produtos de limpeza, que por suas reações e composições fazem com que consigamos remover a sujeira de um ambiente. Como desvantagem, podemos apontar que, se você trabalhar em um laboratório, pode ter que conviver com líquidos, reagentes e compostos com odores desagradáveis.