substantivo feminino Fonética. Acréscimo de fonema no fim de uma palavra, sem lhe alterar o sentido; epítese: mártire por mártir.
Metaplasmos por modificação de sons Hipértese - transposição de um fonema de uma sílaba para outra. Exemplo: latim capio > português "caibo", primariu > primairo > "primeiro", fenestra > feestra > "fresta".
A despalatização é um fenômeno fonológico que ocorre na fala do indivíduo, levando à vocalização dos sons palatais [lh] (ex.: colher ~ coié).
O trovão chega depois do relâmpago, porque o som caminha mais devagar do que a luz. Os raios se formam quando certa região de uma nuvem acumula excesso de carga elétrica, positiva ou negativa. ... O trovão ocorre porque a região do raio se aquece rapidamente e, por aumento de pressão, desloca uma grande massa de ar.
Os trovões são fenômenos sonoros gerados pelo movimento de cargas elétricas na atmosfera. Os sons dos trovões ocorrem em razão do aquecimento brusco e a rápida expansão do ar, produzindo assim uma forte pressão que se manifesta através de som, denominado de trovão.
Relâmpagos agora podem ser gerados com o comando: /summon LightningBolt .