A segunda lei de Mendel, também conhecida como lei da segregação independente, estabelece que cada par de alelos segrega-se de maneira independente de outros pares de alelos, durante a formação dos gametas.
Mendel é considerado o pai da genética, pois descobriu várias coisas relativas à hereditariedade. Por causa de seus estudos e experimentos com ervilhas, a genética avançou e hoje temos uma infinidade de artigos e pesquisas nessa área que são úteis para o entendimento da vida.
As Leis de Mendel, também conhecidas como as Leis da Hereditariedade foram postuladas após alguns estudos realizados pelo monge Gregor Mendel no século XIX que tinha como objetivo explicar como as características de algum organismo eram passadas para seus descendentes.
Os gametas desse indivíduo, no entanto, possuem apenas um cromossomo de cada um dos pares. Essa redução no número de cromossomos ocorre porque as células que dão origem aos gametas sofrem meiose, um tipo de divisão celular em que, numa das etapas, ocorre a separação (segregação) dos cromossomos homólogos.
No total, foram estudadas sete características: forma da semente (lisa ou ondulada), cor da semente (amarela ou verde), cor da flor (púrpura ou branca), forma da vagem (inflada ou constrita), cor da vagem (verde ou amarela), posição da flor (axial ou terminal) e comprimento do caule (alto ou anão).
Essa expressão, utilizada na 1ª Lei de Mendel, refere-se aos fenótipos (características observáveis) diferentes um do outros, utilizados na comparação dos descendentes. Por exemplo: plantas altas x plantas baixas; ervilhas verdes x ervilhas amarelas; flores rosadas x flores brancas etc.
1. O que faz com que os entes ou objectos se distingam entre os outros da sua espécie. 2. Marca, cunho, impressão.
Significado de Cateretê substantivo masculino [Brasil] Dança rural cantada do sul do país, cujo nome sugere origem tupi, embora nela se revele nítida influência africana.
Significado de Dígito substantivo masculino Dedo. Qualquer dos números que se grafam com um único algarismo arábico (1 a 9 inclusive) e, em geral, o símbolo 0. Cada um dos elementos que se combinam para formar números, num sistema que não o decimal.