advérbio De maneira indubitável; sem dúvidas; com certeza: preferia indubitavelmente comida chinesa. Sobre o que não se pode questionar nem duvidar; inquestionavelmente: decisão indubitavelmente proferida pelo juiz. Etimologia (origem da palavra indubitavelmente). Indubitável + mente.
Verdade Indubitável que não oferece dúvida; incontestado, certo.
Foi a "Evidência do Cogito", ou seja, a existência como ser pensante e dai a famosa frase "Penso, logo Existo". Descartes, como espero que saiba, ponha em dúvida as certezas matemáticas, a certeza dos sentidos e a existência de um mundo real.
E é justamente no grau máximo da dúvida que Descartes encontra a sua primeira verdade inquestionável, enquanto duvido de tudo não posso duvidar que esteja duvidando, eu sou algo que duvida, sou algo que pensa na dúvida, sou algo que existe por pensar, se penso, logo existo.
Filósofo, cientista e matemático, René Descartes é considerado "o pai da Filosofia Moderna". ... O Racionalismo e o Empirismo foram os movimentos filosóficos que se destacaram durante o Iluminismo. O Racionalismo é a teoria de que o conhecimento é adquirido por meio da razão, sem que haja a participação dos sentidos.
O pensamento do francês René Descartes destaca-se na Modernidade. O primeiro racionalista moderno defendeu que o conhecimento era inato ao ser humano e propôs um método dedutivo como ponto inicial de qualquer conhecimento que se pretenda verdadeiro, claro e distinto.
11 de fevereiro de 1650
René Descartes defendia a ideia de que é preciso duvidar antes de adquirir, organizar e analisar o conhecimento. ... Assim, Racionalismo Cartesiano é formado pelo pensamento e pela dúvida. É dessa definição que Descartes forma uma das suas linhas de pensamentos mais conhecidas, a ideia do “penso, logo existo”.
Resposta. Resposta: Ao buscar um alicerce novo para a filosofia, Descartes rompeu com a tradição aristotélica e com o pensamento escolástico, que dominou a filosofia no período medieval. A separação entre sujeito e objeto do conhecimento tornou-se fundamental para toda a filosofia moderna.
Estocolmo, Suécia
53 anos (1596–1650)
René Descartes é responsável pelo desenvolvimento do racionalismo cartesiano, segundo o qual o homem não pode alcançar a verdade pura através de seus sentidos: as verdades residem nas abstrações e em nossa consciência, na qual habitam as ideias inatas.