O sangramento pode vir do útero, de lesões na vulva, de traumas vaginais, de tumores no colo do útero, da uretra, da região anal. Isso porque a mulher, com frequência, não consegue localizar bem o foco do sangramento, sendo necessário o exame do profissional.
Erosões cervicais, pólipos e cervicite podem ocasionar sangramento do colo do útero. Infecções vaginais, trauma e corpos estranhos também podem acarretar sangramento anormal. O manejo na emergência deve ser direcionado para investigar e tratar causas óbvias de sangramento.
Dra. Maria Carolina Madi. O ciclo menstrual de uma mulher dura em média 28 dias, podendo variar de 25 a 35 dias e ainda ser considerado normal.
É normal que a menstruação seja irregular nos primeiros 2 anos após a primeira menstruação ou no período próximo à menopausa, pois são momentos de variações hormonais.
Dependendo da causa, a ginecologista esclarece que a menstruação irregular pode ser tratada com:
Medicamentos como a cicloprimogyna ou a base de progesterona como Ultrogestan ou Evocanil por exemplo, são boas alternativas para controlar a menstruação irregular mas apenas são indicados após o período ovulatório a ser detectado de acordo com a fase folicular e período fértil da mulher.
Diz-se que um ciclo menstrual é irregular quando acontece consistentemente fora de intervalos “regulares” por motivos não esperados. Alguma variação na duração do seu ciclo é normal e esperada nas suas primeiras menstruações (menarca) e também quando se aproxima da menopausa (perimenopausa).