Oxum ou Oloxum, na religião iorubá, é um orixá que reina sobre a água doce dos rios, o amor, a intimidade, a beleza, a riqueza e a diplomacia. ... Oxum é dona do ouro e da nação Ijexá.
Seus filhos, normalmente têm as mesmas características do Orixá. São pessoas de boa índole, porem não aceitam serem mandadas por ninguém. Normalmente eles sempre são os donos das situações, tomando sempre à frente, para que nada saia de errado. Seus filhos são autênticos e de personalidade forte.
8 de dezembro
Cores: Amarelo e azul-claros que simbolizam a juventude e alegria, e atraem saúde e prosperidade. Características do Orixá: Oxum Opará é vaidosa, sensível e irrequieta.
Omolocum - comida ritual da Orixá Oxum, é feito com feijão fradinho cozido, refogado com cebola ralada, pó de camarão defumado, sal, azeite de dendê ou azeite doce.
Modo de preparo: Cozinhe o feijão fradinho, quando estiver molinho tire do fogo e tempere uma porção desse feijão, colocando numa panela a parte ou mesmo numa frigideira o tempero composto pelo azeite de dendê, os camarões limpos e sem casca e a cebola ralados. Deixa refogar por algum tempo.
Principais oferendas de Oxum: Mel, melão, alfazema, açúcar, água de coco e quindim, lírios, margaridas e rosas amarelas (que podem sempre ser usadas em banhos o ano todo).
Modo de Preparo
Não comer muçum ou arraia (quizila de Oxum). Não comer cajá. Não comer carambola (pertence à Egun). Não comer fruta-do-conde ou sapoti.
Quizilas de Oxum: Tangerina, carcaça da galinha, camarão vermelho, cavalinha, feijão, tapioca, galinha, Pombo. Quizilas de Oxumaré: Ovos, tudo que rasteja, abobrinha, amendoim, fruta-do-conde, grão de bico, pipoca. ... Quizilas de Obaluaiê/Omulú: Porco, sardinha, abacaxi, caranguejo, pipoca.
Filhos de Xangô não podem comer quiabo, nem comer camarão sem retirar a cauda e os espetos da cabeça do camarão.
São quizilas comuns a todos os terreiros de candomblé: não comer caranguejo, peixe-de-pele, cajá, jaca, berinjela, alguns tipos de marisco, raia-pintada.
Iansã é filha de Iemanjá e Oxalá. Iansã é irmã de Oxum, orixá com quem rivaliza espiritualmente em seu romance com Xangô. Iansã é irmã da orixá Obá e Oxóssi e foi também esposa do “Senhor da Guerra”, Ogum.
As oferendas para Iansã levam velas e flores amarelas, espadas de Iansã (igual as espadas de São Jorge, mas com as bordas amarelas), bebidas doces, frutas (em especial o melão) e acarajé. São entregues, preferencialmente em bambuzais e pedreiras. Seu dia da semana é a Quarta-Feira, dia que divide com o Orixá Xangô.
Os filhos de Iansã são grandes defensores de seus filhos. ... Apesar desse apego, não gosta de prender os filhos, criam-nos de maneira livre, para que tomem suas próprias decisões pois são apreciadores da liberdade.
Uma das principais características que o orixá dá a seus filhos é seu temperamento exaltado. Um filho ou filha de Iansã quase sempre tem a cabeça quente e um gênio difícil. O melhor jeito de lidar com esse humor explosivo é não dar muita bola: assim como a irritação vem rápido, rápido ela vai embora.
- uma vela de sete dias amarela. Descasque batatas doces, levando para cozinhar apenas com água. Depois, ofereça em fatias, ou em forma de bolas, colocando no alguidar. Coloque o alguidar em cima do pano amarelo, acendendo a vela de sete dias.
Foi um tremendo massacre, pelo qual passaram todas. Com grandes chifradas IANSÃ rasgou-lhes a barriga, pisou sobre os corpos e rodou-os no ar. IANSÃ poupou seus filhos que a seguiam chorando e dizendo: Nossa mãe, nossa mãe!
Oyá Topé: Vem em vibração ou fundamento com Oxum, Xangô, Ogum e Exú. Oyá Filiaba: Vem em vibração ou fundamento com Omulú. ... Oyá Guere: Vem em vibração ou fundamento com Ogum e Omulú. Oyá Toningbe: Vem em vibração ou fundamento com Ogum, Exú e Omulú.
Oiá/Iansã é a primeira orixá de temperamento mais agressivo, sendo que a segunda é Obá e a terceira é Oxum.
Altéia – Malvarisco Erva bastante empregada em banhos de descarrego e em rituais de na purificação e energização de pedras e cristais dos orixás Nanã, Oxum, Oxumarê, Iansã e Iemanjá.
Como é o caso do girassol que foi incluído no conjunto das folhas litúrgicas dos Orixás: Oxum, Oxossi, Oxumarê e Oxalá.
São muitas as flores de Oyá. Variam entre os tons rosa, coral e em alguns cultos de nação, Mamãe Iansã recebe flores vermelhas.
FLORES: Crisântemo branco, rosa branca, margarida, azaléia branca. VELAS: Branca; branca e preta; roxo, lilás, violeta.