Oligoastenoteratozoospermia é uma alteração anormal do esperma em três parâmetros: Pouca quantidade de esperma (“oligo”) Baixa motilidade do esperma (“asteno”) Grau elevado de anormalidades na morfologia do esperma (“terato”)
Uma causa relativamente comum da oligospermia é a varicocele, uma condição que afeta os vasos sanguíneos que nutrem os testículos. Nesses casos, ocorre um prejuízo no transporte de gases e nutrientes, além de um aumento da temperatura testicular, o que influencia diretamente a produção e maturação de espermatozoides.
Quem tem oligospermia pode ter filhos? Ainda que a oligospermia afete o potencial fértil masculino, homens com esta doença, especialmente na forma leve, têm chances, ainda que pequenas, de ter filhos naturalmente.
Olá, A única causa conhecida e tratável de teratozoospermia, é a varicocele. Pode ser feita de forma cirúrgica e aguardar de seis meses a um ano se vai haver recuperação da qualidade do espermatozoide. Se não é varicocele, não temos uma causa tratável, e nestes casos encaminhamos a fertilização in vitro.
A teratospermia significa alteração da morfologia espermática. Se o resultado do seu espermograma foi nulo para espermatozoides normais significa que você tem algum problema sério de fertilidade, nesse caso as chances de gravidez espontânea são bastante diminuídas.
Para os casos em que a morfologia de Kruger é menor do que 5%, é aconselhado um tratamento de ICSI (injeção intracitoplasmática de espermatozoides), uma técnica que permite inserir um espermatozoide “saudável”, selecionado microscopicamente, diretamente dentro do óvulo com o auxílio de uma agulha de máxima precisão.
A morfologia estrita de Kruger é um tipo de análise da qualidade dos espermatozoides produzidos pelo testículo do homem que leva em consideração a forma dos gametas. É um critério específico de avaliação da infertilidade masculina causada por alterações nos espermatozoides.
Esse exame é indicado principalmente para avaliar a capacidade reprodutiva do homem. Entenda o que é e como é feito o espermograma....Como entender o resultado.
O espermograma normal A concentração deve ser superior a 15 milhões por ml e uma concentração total acima de 39 milhões no ejaculado.
Precisamente nessas ocasiões, quando temos um espermograma “normal” e a morfologia estrita também “normal”, é que são úteis os chamados testes funcionais com o espermatozoide. Cada um testa uma função específica do espermatozoide, e tem potencial para esclarecer o diagnóstico da infertilidade do casal.
A morfologia eritrocitária tem objetivo de avaliar as alterações de formato dos eritrócitos, de inclusões, do tamanho e coloração (modificações nas propriedades tintoriais) para fornecer subsídios para o diagnóstico de anemias e orientação no diagnóstico de outras doenças.
A morfologia espermática é um parâmetro de grande importância na avaliação dos espermatozoides no sêmen e compreende basicamente uma análise mais detalhada da estrutura dos gametas.
Avaliação de Espermograma O sêmen passará por dois tipos de análise: uma a “olho nu” (macroscópica) e a outra feita por meio de microscópios (microscópica).
Nos casos que a infertilidade masculina apresenta sinais, eles são:
Como Interpretar o Exame de Espermograma? A primeira coisa a ser analisada no exame de espermograma é o volume. O volume aceitável é maior que 1,5ml, cerca de 1 colher de sopa de sêmen. O seguinte é a coloração do sêmen que pode ser de diversas colorações, mas o desejável é o branco opalescente.
Mostrar especialistas Como funciona? O resultado esperado de um espermograma após vasectomia (esterilização cirúgica masculina) é azoospermia (AUSÊNCIA de espermatozóides) ou haver menos de 100mil espermatozóides IMÓVEIS. O exame deve ser feito após 60 dias da cirurgia.
O volume seminal considerado normal segundo Organização Mundial da Saúde (2010) é acima de 1,5 mL. Ele pode variar a cada ejaculado num intervalo curto de tempo, pois também depende da frequência de ejaculação, bem como alimentação e hábitos não saudáveis.
Coleta e instruções Para fazer o espermograma é necessário estar em abstinência sexual antecedente ao exame de no mínimo dois dias e no máximo de sete dias. No Labchecap – Laboratório e Imagem, o exame é realizado nas unidades Pituba e Estrada do Coco. O resultado é emitido no prazo de 1 dia útil.
Quando o valor é menor que 7, estamos falando de acidez; quando é maior que 7, trata-se de uma substância básica. O valor normal do pH do sêmen deve ser igual ou maior que 7,2. Valores do pH seminal estão relacionados às condições das glândulas sexuais acessórias e das vias seminais.
Motilidade progressiva (MP) Espermatozoides que se movem em sentido direcional (deslocam em uma direção).
Segundo a OMS, existem 3 classificações para a motilidade dos espermatozoides: ... Não Progressivos – Espermatozoides móveis sem progressão; Imóveis – Espermatozoides imóveis. Segundo a OMS, o valor normal de referência é acima de 32% de espermatozoides progressivos na amostra.
Essas alterações podem ser detectadas através do espermograma e da cultura seminal. No Espermograma o volume aumenta numa infecção aguda e diminui numa infecção crônica. A viscosidade está aumentada e o liquido fica mais “grosso”.
Significado de Motilidade substantivo feminino Competência para se mover; mobilidade.
Como saber se posso engravidar: sinais de infertilidade
O que fazer: Nesses casos, o tratamento deve ser indicado pelo urologista e consiste no uso de medicamentos que favorecem a saída do sêmen, como efedrina ou fenilpropanolamina. No entanto, quando o tratamento medicamento não funciona, pode ser necessário fazer coleta de espermatozoides e inseminação artificial.