Transporte em massa é a transição de uma quantidade de gradiente (substância) entre a membrana plasmática e o meio extracelular. Podendo ser de líquidos (pinocitose); sólidos (fagocitose) = ambos com a formação de pseudópodes pelas células.
A transferência de massa é o processo de transporte onde existe a migração de uma ou mais espécies químicas em um dado meio, podendo esse ser sólido, líquido ou gasoso. O transporte das espécies químicas pode ser feito por dois mecanismos: difusão e/ou convecção.
Os meios de transporte são classificados da seguinte forma: terrestres (ferroviário, rodoviário e metroviário), aquáticos ou hidroviários (marítimo, fluvial e lacustre) e aéreo.
No Brasil, existem os ônibus municipais que tem um itinerário específico, circulando por determinados bairros e regiões de uma cidade. Os intermunicipais circulam levando os passageiros de um município para outro. E os Interestaduais que levam os passageiros de um estado para outro.
O grande avanço no transporte aéreo foi a invenção do avião. Desde a construção do avião idealizado pelo brasileiro Alberto Santos Dumont, de nome 14-Bis, os avanços tecnológicos dessas máquinas voadoras não pararam de ocorrer. Costuma-se dizer que os aviões encurtam as distâncias entre os vários lugares do mundo.
Desde suas origens modestas como navios egípcios costeiros e fluviais por volta de 3.
No ano de 1800 existia ônibus a vapor, mas o primeiro automóvel surgiu em 1886 criado pelo alemão Karl Benz, o motor feito por ele era por combustão interna, surge o primeiro caminhão. Benz modificou a sua invenção e logo surgiu o ônibus motorizado.
O Transporte Marítimo é uma das modalidades dos transportes aquáticos (ou aquaviários) que ocorrem nos mares e oceanos por meio de embarcações (barcos, navios, caravelas, transatlânticos), sendo muito utilizado para o transporte de pessoas e cargas a curtas e longas distâncias.
Resposta: Subterrâneos: dutos não visíveis, de modo que estão localizados abaixo da terra. Aparentes: dutos visíveis, encontrados geralmente nas estações de abastecimento. Aéreos: dutos construídos suspensos no ar nos terrenos que apresentam relevo acidentado, bem como para atravessar um rio ou um vale.
Ferrovias e hidrovias são pouco exploradas, aponta IBGE. A distribuição de ferrovias e hidrovias é bem reduzida no País, com potencial muito pouco explorado, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), que divulgou hoje o mapa mural "Logística dos Transportes no Brasil".
Transporte Terrestre: realizado pela terra, sendo classificados em: rodoviário (rodovias), metroviário (metrovias) e ferroviário (ferrovias). Transporte Aquático: Também chamado de “Aquaviários”, ocorrem nas hidrovias (vias de água), sendo classificadas em: marítimos (mar), fluviais (rios) e lacustre (lagos e lagoas)