O que o exame de Sialografia? Essa é a pergunta que vamos responder e mostrar uma maneira simples de se lembrar dessa informação. Portanto, é essencial você conferir a matéria completamente.
Com o exame de Raio-X de Sialografia (por glândula), estudamos as glândulas salivares observando a presença de tumores e cálculos, obstruções e estreitamentos que acometem os ductos, impedindo a produção normal de saliva.
Qual indicação da Sialografia?
A sialografia está indicada em situações de suspeita de patologia obstrutiva (ex.: litíase) ou em quadros de tumefação salivar recorrente sem causa óbvia de obstrução. É também útil em várias doenças inflamatórias (sialoadenites) e em alterações da salivação.
Qual contraste usado na Sialografia?
SIALOGRAFIA: È o estudo radiológico por meio de contraste iodado das glândulas salivares, parótidas e submandibulares. Esse exame consiste na punção de um cateter do tipo asa de borboleta (Scalp) no ducto da glândula, sendo previamente dilatada com suco de limão ou éter para ajudar na salivação.
Qual a técnica radiográfica utilizada para verificar a presença de um corpo estranho na região de ducto sublingual?
3.1 SIALOGRAFIA É uma técnica utilizada para identificar o parênquima glandular e seus ductos (principal e secundários) e avaliar a relação com o fluxo salivar. Pode ser realizada na glândula parótida (ducto de Stensen) ou na submandibular (ducto de Wharton).
O que estuda o exame contrastado Sialografia?
É um exame radiológico que estuda as glândulas salivares (parótidas e submandibulares com um meio de contraste iodado infundido no ducto , obtendo-se imagens chamadas sialografias.
Qual exame de imagem conseguimos ver obstruções nos ductos das glândulas salivares maiores?
A tomografia computadorizada, utilizada como exame de imagem em nosso estudo, é considerada adequada para o diagnóstico da sialolitíase.
Onde é produzida a saliva?
As glândulas salivares produzem o fluido lubrificante encontrado na boca e na garganta, a saliva. A saliva contém enzimas que iniciam o processo de digestão dos alimentos.
Para que serve o exame de cintilografia das glândulas salivares?
A Cintilografia das Glândulas Salivares serve para avaliar a função e excreção das glândulas salivares (especialmente as glândulas parótidas e submandibulares). Para realizar o exame o paciente é posicionado em um aparelho chamado Câmara de Cintilação.
Quais as incidências realizadas na Esofagografia?
Estreitamentos, corpos estranhos, anomalias anatômicas e neoplasias do esôfago são demonstradas nessa incidência. Essa incidência pode não ser tão esclarecedora, do ponto de vista diagnóstico, quanto às incidências OAD e lateral.
Qual o objetivo do EED?
O EED ou estudo contrastado de esôfago-estômago-duodeno é um procedimento que avalia o tamanho, a forma e a funcionalidade do esôfago, estômago e uma porção do intestino delgado. É indicado principalmente em casos de distúrbios digestivos (como refluxo gastroesofágico ou vômitos).
Quais são os exames mais indicados par diagnóstico das lesões da glândulas salivares?
A literatura revela um consenso de que RM é superior à TC no diagnóstico de lesões de glândulas salivares10. Nos casos em que a RM é acessível, a TC como rotina ou exame pré-cirúrgico tem sido considerada dispensável18.
Qual exame para glândulas salivares?
A Ultrassonografia de Glândulas Salivares é um exame de imagem que estuda as glândulas salivares e permite diagnosticar diversas doenças. As imagens são obtidas em tempo real e o método é indolor e não invasivo.