Ação do cianeto no organismo: O íon cianeto reage na hemoglobina do sangue fazendo com que esse não transporte oxigênio aos tecidos, por isso é considerado uma substância hematóxica (que intoxica o sangue), acarretando em morte rápida.
Pode ser preciso fazer uma lavagem do estômago com uso de carvão ativado (caso ele tenha ingerido a substância tóxica há pouco tempo), realizar a aplicação de soro (fluidoterapia), além do monitoramento de alguns parâmetros do cão por um tempo (frequência cardíaca, frequência respiratória, pressão).
Ao preparar a comidinha para seu cão ou gato, não coloque sal na comida. Ele pode ocasionar vômitos, diarreia, depressão, tremores e febre.
A maça e pera devem ser dadas a eles sem o talo, pois nele há uma substância prejudicial ao intestino do cão. A goiaba, o figo, ameixa e caqui podem ser oferecidas sem restrições. As frutas cítricas como laranja e mexerica fazem mal ao estômago do bichinho e elas também podem soltar o intestino como no caso do mamão.
Frutas que cachorro pode comer tranquilamente
Como eu já disse, os cães podem comer sal, mas com moderação! O excesso de sódio no nosso organismo pode causar o que chamamos de intoxicação por sal. Esse problema surge quando o cão ingere uma quantidade excessiva de sódio e pode, inclusive, levá-lo à morte.
Sinais de que você pode estar com o fígado inflamado Doenças Comuns
A lipidose hepática felina tem tratamento feito através da alimentação. O veterinário irá receitar uma dieta específica, que deve ser seguida à risca para uma boa recuperação. Em alguns casos, a terapia pode envolver ração hepática para gatos.
É uma anormalidade freqüente em cães e gatos com doenças hepáticas, acometendo cerca de 20% dos cães e de 30% a 40% dos gatos [1]. A Lipidose hepática (LH), Complexo colângio- hepatite (CH), Tríade felina e Micoplasmose são as principais causas de icterícia em pacientes felinos [2].
Confira algumas dicas para evitar problemas no fígado:
A água dos gatinhos deve ser fresca. Caso ele se negue a bebê-la, aplique-a com seringa na boca dele. Isso impede que ele fique desidratado. Vale lembrar: a água é um ótimo estimulante para aumentar o apetite.
A média da capacidade estomacal dos gatinhos foi de 3,97 ml.