EQST

O Que O Bullying Na Adolescncia?

O que é o bullying na adolescência?

Bullying é uma situação que se caracteriza por agressões intencionais, verbais, virtuais ou físicas, feitas de maneira repetitiva, por um ou mais alunos contra um ou mais colegas. Pode ocorrer em qualquer contexto social, como escolas, universidades, famílias, vizinhança e locais de trabalho.

Porque os adolescentes cometem bullying?

Querer ser mais popular, sentir-se poderoso e obter uma boa imagem de si mesmo. Isso tudo leva o autor do bullying a atingir o colega com repetidas humilhações ou depreciações. É uma pessoa que não aprendeu a transformar sua raiva em diálogo e para quem o sofrimento do outro não é motivo para ele deixar de agir.

Como lidar com o bullying na adolescência?

Tente identificar algum problema que possa estar desencadeando esse comportamento (bullying). Procure auxiliá-lo a encontrar meios não agressivos para expressar insatisfações. Informe a ele que conversará com a equipe escolar, para compreender melhor a situação. Dê orientações e limites firmes.

Como o bullying nos afeta?

As consequências do bullying podem ser prejudiciais para o desenvolvimento adequado das atividades em sala de aula e para a construção de um processo de aprendizado eficiente. Além de afetar o contexto educacional, o bullying pode prejudicar o desempenho dos alunos e causar danos psicológicos e físicos.

Como o bullying pode afetar uma criança?

O “bullying” sofrido na infância pode causar na vítima consequências graves no seu bem-estar e saúde mental, refletidos em sintomas como depressão, ansiedade e experiências semelhantes a psicoses. Torna-se assim importante perceber como afeta a criança e por quanto tempo.

Como falar com adolescentes sobre bullying?

Nesses casos, em vez de perguntar directamente se estão a ser vítimas de bullying, procure fazer questões sobre como foi o seu dia e observar alterações no seu comportamento, dando-lhe oportunidades de falar consigo sobre como se sentem (Comunicar com a Minha Criança e Comunicar com o Meu Adolescente).

Qual a melhor forma de lidar com o bullying?

Atitudes bem-vindas
  1. Falar do assunto em sala de aula. ...
  2. Ensinar por meio do exemplo. ...
  3. Respeitar as diferenças. ...
  4. Intervir no ato do bullying. ...
  5. Não deixar de envolver a família. ...
  6. Ouvir o que os alunos têm a dizer. ...
  7. Fingir que não tem problema. ...
  8. Punir severamente os agressores.
Mais itens...•15 de abr. de 2018

O que o bullying pode causar em uma criança?

crianças que sofrem bullying são mais propensas a desenvolverem depressão e ansiedade (American Psychological Association); elas têm três vezes mais chances de desenvolver ansiedade, duas vezes mais a ter depressão, e são 3,5 vezes mais propensas ao suicídio (Canadian Medical Association Journal);

Como conversar com as crianças sobre bullying?

Habilidades sociais como a empatia são fundamentais para evitar esse tipo de violência. Ser proativo contra o bullying. Resolver conflitos conversando e, se necessário, pedindo ajuda a um educador. Tratar todos com empatia e respeito: ajudar, acolher, elogiar, compartilhar, conversar e escutar.

Como selecionar o problema do bullying?

Entenda como resolver e prevenir o bullying na escola
  1. O bullying na escola. ...
  2. Reconheça a existência do bullying. ...
  3. Puna os responsáveis. ...
  4. Mantenha uma comunicação transparente com os familiares. ...
  5. Treine adequadamente a equipe escolar. ...
  6. Conscientize todos os alunos. ...
  7. Não subestime o ciberbullying. ...
  8. Assine a newsletter do Proesc.
11 de ago. de 2020

O que fazer se meu filho sofre bullying?

Conversar com a criança vai permitir que ela expresse seus sentimentos em relação às agressões e ameaças que sofre. Evite fazer críticas e não minimize o problema. A criança precisa ser ouvida. Os pais devem relatar o bullying com crianças a um responsável na escola para tomar providências contra os agressores.