A prática de atividade física não é contraindicada para quem tem hérnia de disco, pelo contrário. A prática de atividade física leva ao fortalecimento muscular. Por outro lado, a inatividade leva à perda da força muscular, piorando o quadro.
4 exercícios indicados para quem tem hérnia de disco
O agachamento pode ser considerado um dos exercícios mais completos e complexos que existem, já que envolve diversos músculos, articulações e tendões. Por isso, pode ser um exercício contraindicado para pessoas com lesões mais graves na coluna, especialmente pessoas que estão na fase aguda de uma hérnia de disco.
Trabalhador que adquiriu hérnia de disco por levantar peso excessivo será indenizado. O empregador deve estar atento à forma como seu empregado levanta ou carrega pesos, bem como à massa corporal do trabalhador com relação à do objeto manuseado, de modo a se evitarem danos à coluna.
Depois da operação de hérnia, vc precisa ficar pelo menos 30 dias sem carregar nenhum peso, mas se a cirurgia foi aberta (com corte) ou se a hérnia era muito grande, esse repouso relativo pode durar até 90 dias. É importante seguir a orientação do seu/ da sua cirurgião/ cirurgiã.
O excesso de peso contribui, sobrecarregando as estruturas da coluna vertebral, aumentando a má postura e o risco de dor no local.
A musculação é muito boa para quem tem problemas na coluna. "Ela irá ajudar a fortalecer a musculatura do core, abdômen, quadril e lombar. Essas três musculaturas precisam estar fortes para que a coluna fique bem estável", explica Andrade.
Vimos que quem tem dor na coluna pode fazer atividade física, pois as modalidades ajudam a estabilizar o tronco, aliviar as dores e prevenir as lesões.
Atividade física deve ser interrompida em casos de dor forte, aguda e com outros sintomas, mas é indicada para tratamento dos casos mais crônicos.
Mas o boxe traz muitos outros benefícios para a saúde e bem-estar do praticante. É uma ótima opção para corrigir desvios da coluna, melhorar a tonificação dos músculos, aumentar o condicionamento físico e cardiorrespiratório.
O alívio de dores e recuperação em lombalgia (dores na lombar) e hérnia de disco, são lesões em que esse treino é muito recomendado, pois além de promover o fortalecimento da região, ele não tem movimentos, o que torna a atividade mais segura.
Prancha lateral Apoie um cotovelo no chão, na mesma direção do seu ombo e deixe as pernas retas, apenas com os pés encostados no chão, Em seguida, eleve o tronco do chão, mantendo uma linha horizontal. Mantenha essa posição de 7 a 10 segundos e desça. Repita 5 vezes para cada lado.
Considerando as conclusões do perito judicial de que a parte autora, apesar de ser portadora das moléstias escoliose lombar e osteoporose, está apta ao exercício de sua atividades laborativas habituais, não são devidos os benefícios pleiteados.
Handball, tênis, basquete e outros exercícios que exigem muito mais um lado do corpo do que o outro ocupam os últimos lugares da lista. "Esportes unilaterais, que favorecem mais um lado do corpo do que outro, podem piorar o problema e desgastar as articulações de um lado só", afirma Jason.
Desde a infância pode-se observar o início das alterações das curvaturas e durante a adolescência elas pioram bastante devido ao crescimento acelerado e desordenado, a fase do estirão. Se não tratadas, essas alterações podem evoluir até a idade adulta, o que pode ocasionar algumas consequências para o paciente.
A dor nas costas (lombalgia) é um dos sintomas mais relacionados à escoliose degenerativa. A curvatura da coluna causa desconforto constante por ter alterado toda a anatomia das articulações e dos músculos.