EQST

O Que Latenciaço De Frmacos?

O que é Latenciação de fármacos?

A latenciação de fármacos foi proposta, em 1959, por Harper, e consiste, basicamente, na transformação do fármaco em forma de transporte inativo, que, in vivo, mediante reação química ou enzimática, libera a porção ativa no local de ação ou próximo dele.

Quais os objetivos da Latenciação?

O processo de latenciação é de grande interesse como método de desenvolvimento de novos fármacos, e cada vez mais utilizado na atualidade. Suas vantagens são: economia de tempo, economia de recursos, reintrodução de fármacos antes descartados por suas propriedades indesejáveis.

Quais os tipos de pro fármaco?

Os pró-fármacos são fármacos que são administrados em forma inativa, sendo ativados somente após biotransformação (metabolismo normal). Estes podem melhorar a absorção ou a ação. Podem ter ativação intracelular ou extracelular. Normalmente uma droga é administrada na forma ativa e inativada pela biotransformação.

Quais são as estratégias para se planejar um pro fármaco?

Entre os diversos métodos de preparação de pró-fármacos, a esterificação é o mais empregado, seguido da formação de amidas, imidas e carbamatos1,2. Outras ligações vêm merecendo atenção na obtenção de pró-fármacos nos quais a biotransformação não seja enzimática, como as iminas, bases de Mannich e enaminas.

O que é fármaco de exemplo?

Os fármacos são a base dos remédios que podem ter a forma de comprimidos, xaropes, pomadas, pílulas, cremes, dentre outros.

Quais os principais métodos de introdução de novos fármacos na terapêutica?

A descoberta de um novo fármaco e sua consequente introdução na terapêutica está associada a métodos como: extração de fontes naturais, acaso, triagem empírica, modificação molecular de um fármaco já conhecido e o planejamento racional, que juntamente com a otimização e o desenvolvimento do protótipo, compreendem as ...

O que é droga medicamento é remédio?

Medicamento (medicamentum = remédio): fármaco com propriedades benéficas, comprovadas cientificamente. Todo medicamento é um fármaco, mas nem todo fármaco é um medicamento. Droga (drug = remédio, medicamento, droga): substância que modifica a função fisiológica com ou sem intenção benéfica.

Quais substâncias são consideradas fármacos?

Em termos correntes, a palavra fármaco designa todas as substâncias utilizadas em Farmácia e com ação farmacológica, ou, pelo menos, de interesse médico. Por convenção, substâncias inertes (como excipientes) não são considerados fármacos.

Quais as principais formas de descoberta de novos fármacos?

Fases de desenvolvimento de um novo medicamento
  • Pesquisa experimental ou fase pré-clínica: Antes de começar os testes em seres humanos, os pesquisadores realizam testes em células e em animais.
  • Pesquisa clínica: Nesta fase o objetivo principal é testar a segurança e a eficácia deste novo medicamento em seres humanos.
23 de jul. de 2021

Qual a diferença entre medicamentos e droga?

Os compostos químicos que atuam de forma benéfica no organismo são chamados de fármacos ou medicamentos. Já os que atuam de forma maléfica no organismo são chamados de drogas.