Revolução Cultural foi uma campanha desenvolvida por Mao Tsé-Tung a partir de 1966, com o objetivo de perseguir seus opositores no interior do partido e membros da sociedade que não se alinhavam com a ideologia de Mao.
Mao Tsé-Tung valeu-se da estratégia da Revolução Cultural para restabelecer a hegemonia política dentro do Partido Comunista Chinês e do Estado Chinês, desestruturando a burocracia partidária e transferindo a organização política diretamente para a massa de trabalhadores chineses.
9 de setembro de 1976
implantar um sistema político que tenha como base a supressão de líderes. consolidar ideias culturais ocidentais como parte das quatro modernizações. combater por meio da mobilização popular ações entendidas como capitalistas.
A Revolução Cultura Chinesa foi uma campanha político-ideológica promovida por Mao Tsé-Tung entre 1966 e 1976 na República Popular da China. Ele mobilizou as massas do país, principalmente os estudantes, nas chamadas Guardas Vermelhas, para perseguir todos aqueles que eram enxergados como um “risco à revolução”.
Lançado por Mao Tsé-Tung, Presidente do Partido Comunista da China (PCC), seu objetivo declarado era preservar o comunismo chinês purgando os restos de elementos capitalistas e tradicionais da sociedade chinesa, e reimpor o Pensamento Mao Tsé-Tung (conhecido fora da China como Maoísmo) como a ideologia dominante no PCC ...
Resposta. Paralisou quase todo o progresso material e tecnológico do país. Eliminação dos opositores. Incentivo à criação de comitês revolucionários.
Trata-se da Revolução Cultural, a qual tentava apagar certos aspectos de todas as culturas que se encontravam sob o regime chinês e instaurar um culto de personalidade à imagem do ditador Mao Tsé-Tung. O aspecto de culto ao líder e de repressão a opositores é o que mais assemelha essa revolução ao stalinismo soviético.
foi uma profunda campanha político-ideológica levada a cabo a partir de 1966 na República Popular da China, pelo então líder do Partido ComunistaChinês, Mao Tsé-tung, cujo objetivo era neutralizar a crescente oposição que lhe faziam ...
-banir as influências burguesas e capitalistas no país; -combater e eliminar os burocratas do governo; -melhorar a estrutura do ensino chinês, a fim de desenvolver as artes, as ciências e a tecnologia; -promover a união do trabalho manual e do intelectual.
Resposta. Resposta: b)- Mao Tse Tung.
Que aspecto da Revolução Cultura Chinesa, ocorrida entre as décadas de 1960/1970, justificaria a afirmação destacada no trecho acima? ... d) A Revolução Cultural combateu, duramente, o isolamento tradicional da cultura chinesa, valorizando o cosmopolitismo e a inovação criadora trazida pelo Comunismo.
1966 – 1976
Revolução Cultural foi uma campanha desenvolvida por Mao Tsé-Tung a partir de 1966, com o objetivo de perseguir seus opositores no interior do partido e membros da sociedade que não se alinhavam com a ideologia de Mao.
História. Lançando o movimento em maio de 1966 com a ajuda do Grupo da Revolução Cultural, Mao logo convocou os jovens a " bombardear a sede " e proclamou que "rebelar-se é justificado". ... Após a morte de Mao e a prisão do Gangue dos Quatro em 1976, a Revolução Cultural finalmente chegou ao fim.