O que flexibilidade resumo? Essa é a pergunta que vamos responder e mostrar uma maneira simples de se lembrar dessa informação. Portanto, é essencial você conferir a matéria completamente.
Flexibilidade é definida como a amplitude de movimento de uma articulação ou grupo de articulações. Ela é um dos cinco componentes da boa forma física, junto com o condicionamento cardiovascular, força, resistência muscular e composição corporal.
O que é flexibilidade e quando devemos fazer?
A flexibilidade é uma qualidade física desejada por muitos que pode ser alcançada com a prática de atividade física. Qualidade essa que perdemos ao longo da vida se não desenvolvermos com estímulos frequentes. Muitos alunos desejam desenvolver a flexibilidade para poder executar da melhor forma possível os exercícios.
Como podemos classificar a flexibilidade?
Ela pode ser descrita como a qualidade física responsável pelos movimentos voluntários que exijam uma amplitude máxima de uma articulação ou um conjunto delas. Podemos dividir a flexibilidade em quatro tipos: Balística, estática, dinâmica e a controlada.
Quando é mais indicado realizar o alongamento dinâmico?
O alongamento dinâmico deve ser realizado, principalmente, antes do treino, pois é uma excelente maneira de deixar o corpo todo preparado para a tarefa a seguir.
O que é fundamental na flexibilidade?
No entanto para a manutenção ou obtenção de maiores níveis de flexibilidade há a necessidade de estímulos denominados de alongamento, exercícios que promovem o aumento da extensibilidade dos músculos, ligamentos e tendões (ALTER, 1999).
O que pode causar a falta de flexibilidade?
A falta de flexibilidade gera um mau desempenho esportivo e aumenta as chances de lesões tais como as distensões musculares. E a flexibilidade excessiva pode provocar instabilidade articular gerando: entorses articulares, osteoartrite e dores articulares (BLANKE, 1997).
O que é um treino de flexibilidade e quais suas características?
O treino de flexibilidade ajuda o organismo a se preparar para o movimento, favorece a aceleração da recuperação e atua para prevenir lesões. Ao colocar esse tipo de treino na rotina, você estará dando mais elasticidade ao sistema de músculo e tendões do corpo, o que melhora o condicionamento físico.
Quais são os métodos principais da flexibilidade?
Há três tipos de flexibilidade: estática, balística e dinâmica. A estática refere-se a uma amplitude de movimento ao redor de uma articulação sem nenhuma ênfase na velocidade. A balística refere-se a movimentos rítmicos e é associada ao ato de pular e balançar.
O que é flexibilidade específica?
b) Flexibilidade específica: refere-se a um ou alguns movimentos realizados em determinadas articulações (juntas). ... a) Flexibilidade simples: ação articular em uma única articulação; b) Flexibilidade composta: quando o movimento envolve mais de uma articulação.
Qual é o tipo de alongamento dinâmico?
Já o alongamento dinâmico consiste na reprodução de movimentos corporais iniciados em ritmo lento e confortável de forma que não cessem. O ritmo e a amplitude devem ser aumentados até que se consiga fazer o movimento rapidamente.
Quais os tipos de movimentos fazemos no alongamento dinâmico?
Alongamento dinâmico ou balístico: Deve ser realizado após um período inicial de aquecimento, feito a partir de movimentos curtos e deslocamentos pelo solo, como elevar os joelhos, agachar vertical e lateralmente, rotacionar os braços, o tronco, etc.