De maneira simples, podemos dizer que nutrição esportiva é a área que estuda a relação entre alimentação e prática de esporte. Seja por atletas profissionais e amadores ou praticantes de atividades físicas. Trata-se da aplicação dos conhecimentos de nutrição, fisiologia e bioquímica na prática de exercícios.
A nutrição esportiva é responsável por oferecer ao corpo todos os nutrientes necessários para suprir o organismo. Seja em relação a necessidade de energia física para o esporte ou em relação aos nutrientes que o corpo precisa para equilibrar a saúde e alcançar objetivos.
1. Nutrição Esportiva. Este curso é destinado a nutricionistas, educadores físicos, fisioterapeutas e demais profissionais da área da saúde que atuam ou esperam atuar com praticantes de atividade física. Clubes, academias, centros esportivos e consultórios especializados são alguns dos campos de trabalho.
O profissional em nutrição esportiva precisa ser formada em Nutrição e se especializar na área de esportes. Um curso de nutrição no Brasil tem duração em média de 4 a 5 anos. O estudante de nutrição precisa realizar um estágio supervisionado no final do curso que pode ser em várias áreas como: escola.
Somente o profissional formado em Nutrição é habilitado para prescrever dietas, de acordo com a proporção correta de nutrientes e calorias, para cada indivíduo.
Como elaborar uma dieta completa para seus pacientes
A norma estabelece que a prescrição dietética de suplementos alimentares pelo nutricionista inclui nutrientes, substâncias bioativas, enzimas, prebióticos, probióticos, produtos apícolas, como mel, própolis, geleia real e pólen, novos alimentos e novos ingredientes e outros autorizados pela Agência Nacional de ...
O médico endocrinologista é o profissional que poderá prescrever remédios redutores de apetite ou reguladores hormonais, se julgar necessário. Por outro lado, o nutricionista é o profissional capacitado para prescrever a melhor dieta para o emagrecimento daquele paciente.
O endocrinologista é o médico que irá diagnosticar se o seu excesso de peso está relacionado a algum problema de saúde, através dos exames bioquímicos, e irá prescrever medicamentos para tratá-lo, se necessário. O nutricionista é o único profissional capacitado para a prescrição da dieta para o emagrecimento.
O nutricionista irá fazer com que o paciente entenda a relação entre consumo de calorias e alterações no peso. O endocrinologista é indispensável para a realização do acompanhamento do paciente obeso durante o processo de emagrecimento.
O Endocrinologista é o médico que cuida dos transtornos das glândulas endócrinas. As glândulas endócrinas são órgãos que secretam substâncias no sangue, conhecidas como hormônios. A Endocrinologia visa reconhecer e tratar os problemas com esses hormônios, ajudando a restabelecer o equilíbrio do organismo.
Na primeira consulta com o endocrinologista o médico deverá avaliar alguns dados importantes como peso, altura, circunferência da cintura e do quadril, idade para saber qual o risco que tem de sofrer com problemas cardiovasculares e irá indicar o tratamento necessário para chegar ao peso ideal.
Normalmente, os exames mais solicitados pelo médico endocrinologista, a depender da necessidade, são:
Todos esses exames são realizados com uma coleta de sangue e é possível ter um panorama geral da saúde. Por isso, não se esqueça de consultar um endocrinologista....Os mais solicitados são:
Em muitos casos, o médico recomendado para a realização do direcionamento de um check-up, após anamnese realizada, é o clínico geral. Durante a consulta, o profissional deverá perguntar sobre a rotina básica do paciente, se há um incômodo específico em seu bem-estar ou se há histórico familiar de determinadas doenças.
O tratamento da obesidade grau I deve ser baseada no tripé: dieta, exercício físico e medicação em longo prazo por se tratar de uma doença crônica. "Pacientes que têm IMC abaixo de 35, sem doenças associadas, devem sem dúvidas tentar o tratamento clínico antes, com chances de conseguir resultados razoáveis.