O que entra em outros resultados abrangentes? Essa é a pergunta que vamos responder e mostrar uma maneira simples de se lembrar dessa informação. Portanto, é essencial você conferir a matéria completamente.
Outros Resultados Abrangentes (ORA) compreendem itens de receita e despesa (incluindo ajustes de reclassificação) que não são reconhecidos na demonstração do resultado.
O que é demonstração de resultados abrangentes?
Ou seja, o DRA — Demonstrativo de Resultado Abrangentes — é um documento produzido pelo setor contábil de uma organização que demonstra todos os dados afetados pelo balanço patrimonial. O documento tem como objetivo manter atualizado a divisão entre o que é patrimônio da empresa e o que é de seus sócios.
Quais as principais contas da Dra?
O que precisa constar na DRA?
Resultados líquidos do mês, trimestre, semestre ou ano;
Especificação de cada um dos itens dos resultados abrangentes, de acordo com a sua natureza;
Equivalência patrimonial de outros resultados abrangentes; e.
Resultado abrangente total.
7 de jun. de 2019
O que consta na DRA?
Em suma, a DRA registra os ganhos e as perdas economicamente incorridos, mas de possível reversão futura. Na sua essência, o resultado abrangente é aquele que abrange as variações futuras de receitas e despesas que já estão registradas no ativo ou no passivo, mas ainda não afetaram o resultado do exercício.
Quais itens compreendem as receitas e despesas que são identificadas como outros resultados abrangentes?
Tais receitas e despesas são identificadas como “outros resultados abrangentes” e, de acordo com o CPC 26, compreendem os seguintes itens:
variações na reserva de reavaliação quando permitidas legalmente.
ganhos e perdas atuariais em planos de pensão com benefício definido reconhecidos.
Mais itens...
Quais informações são verificadas na demonstração do resultado do exercício?
A Demonstração do Resultado do Exercício – DRE – é um relatório contábil que evidencia se as operações de uma empresa estão gerando um lucro ou prejuízo, considerando um determinado período de tempo.
Qual a principal característica da demonstração do resultado abrangente?
A demonstração de resultados abrangentes tem característica de ser gerencial, pois apresenta informações que atualizam o capital próprio, por meio do ajuste no patrimônio líquido das receitas e despesas já incorridas que possuem uma realização financeira “incerta” e ainda não afetaram o resultado do exercício, uma vez ...
Quais as formas permitidas de apresentação da Dra?
pode ser apresentada dentro da Demonstração das Mutações do Patrimônio Líquido (DMPL)” ou através de relatório próprio.
O que compoe a Dmpl?
De modo geral, a elaboração da DMPL consiste na representação das contas do patrimônio líquido, das quais fazem parte o capital social, as reservas (de capital, de lucro, de reavaliação e das ações de tesouraria), além dos lucros e prejuízos acumulados.
O que deve conter nas notas explicativas sobre os métodos de avaliação de ativos?
Para evidenciar com clareza as informações objeto desta pesquisa, foi necessário analisar os seguintes tópicos em notas explicativas no que se refere ao ativo imobilizado: métodos de depreciação utilizados; vida útil utilizada; taxa de depreciação uti- lizada; valor contábil bruto e depreciação acumulada do período; ...
Quando o regime de competência é utilizado os itens devem ser reconhecidos apenas como ativo ou passivo?
Quando o regime de competência é utilizado, os itens são reconhecidos como ativos, passivos, patrimônio líquido, receitas e despesas (os elementos das demonstrações contábeis) quando satisfazem as definições e os critérios de reconhecimento para esses elementos contidos na Estrutura Conceitual para Elaboração e ...
O Que é a DRE Demonstração do Resultado do Exercício )? Para que serve o que entende por resultado bruto?
A Demonstração do Resultado do Exercício – DRE – é um relatório contábil que evidencia se as operações de uma empresa estão gerando um lucro ou prejuízo, considerando um determinado período de tempo.
O que é a demonstração do resultado do exercício Qual seu objetivo?
A Demonstração do Resultado do Exercício tem o objetivo de fornecer ao usuário das demonstrações financeiras das empresas, os dados básicos e essenciais da formação do resultado lucro ou prejuízo do exercício. Ou seja, é um dos relatórios mais importantes que o contador deve gerar.
O que é a CPC 26?
Resumo:O Comitê de Pronunciamentos Contábeis – CPC, aprovou em julho de 2009 o CPC 26, que consiste em normatizar a apresentação das Demonstrações Financeiras, correlacionando-as às Normas Internacionais de Contabilidade – IAS 1.
O Que é a DRE?
Demonstração do Resultado do Exercício, também conhecida como DRE, é um documento contábil de demonstração cujo objetivo é detalhar a formação do resultado líquido de um exercício pela confrontação das receitas, custos e despesas de uma empresa, apuradas segundo o princípio contábil do regime de competência (receitas e ...
Qual deve ser a frequência da apresentação das demonstrações contábeis e o que devem apresentar apropriadamente?
O conjunto completo das demonstrações contábeis deve ser apresentado pelo menos anualmente (inclusive a informação comparativa).
Quais são as Rúbicas que devem conter nas demonstrações de resultado?
DEMONSTRAÇÃO DO RESULTADO ABRANGENTE
Resultado líquido do período;
Cada item dos outros resultados abrangentes classificados conforme sua natureza;
Parcela dos outros resultados abrangentes de empresas investidas reconhecida por meio do método de equivalência patrimonial; e.
Resultado abrangente do período.
Como fazer uma DMPL passo a passo?
Estrutura da DMPL
Saldos do começo do período considerado;
Ajustes de exercícios anteriores;
Capital acrescido;
Compensações relacionadas a prejuízos;
Destinação, no exercício, do lucro líquido;
Como os lucros são distribuídos;
Avaliação de ativos;
Diminuição do capital;
Mais itens...•25 de fev. de 2019
Como funciona a DMPL?
A Demonstração das Mutações do Patrimônio Líquido (DMPL) é um documento que a contabilidade das empresas fazem para evidenciar as alterações do patrimônio líquido. Esta demonstração não é obrigatória por lei, mas é exigido pela Comissão de Valores Mobiliários (CVM) que empresas de capital aberto elaborem e a publiquem.
O que deve constar na nota explicativa?
As notas explicativas contêm informações complementares àquelas apresentadas no balanço patrimonial, nas demonstrações de resultado, de resultado abrangente, de lucros ou prejuízos acumulados (se apresentada), de mutações do patrimônio líquido e de fluxos de caixa.