O Yoga é uma prática que tem como objetivo trabalhar o corpo e a mente de forma interligada, com exercícios que auxiliam para o controle do estresse, ansiedade, dores no corpo e na coluna, além de melhorar o equilíbrio e promover a sensação de bem estar e a disposição, podendo ser praticada por homens, mulheres, ...
São eles: yama e niyamas, ambos com cinco etapas cada um, asana, pranayama, pratyahara, dharana, dhyana e samadhi.
Sempre presente, mas nem sempre desperta. Para alcançar esse objetivo, o Yoga-Sutras de Patanjali apresenta um método de oito passos (a saber: Yamas, Niyamas, Asanas, Pranyama, Pratyahara, Dharana, Dhyana e Samadhi). Os Yamas e Niyamas são fundamentos éticos que constituem pilares fundamentais na “árvore do yoga”.
Há muito tempo atrás, precisamente há mais de cinco mil anos, na Índia, nasceu o Yôga. Seu criador, Shiva ou Natarája, Rei dos Bailarinos, a gerou de forma instintiva, executando alguns movimentos complexos, porém de intensa beleza. Assim surgiu, ainda sem nome, esta ancestral filosofia de vida.
00h01. A ioga é um conjunto de exercícios físicos e de respiração; seus ensinamentos fazem parte de religiões da Índia. Não se sabe exatamente quando surgiu; a versão mais aceita diz que nasceu há mais de 7.
Shiva
O criador do Yôga era drávida. A tradição, as lendas e mesmo as Escrituras declaram que o Yôga foi criado por Shiva, que na tradição hindu era uma divindade conhecida como o destruidor, que destrói para construir algo novo, motivo pelo qual muitos o chamam de "renovador" ou "transformador".
Diz-se que Shiva primeiro transmitiu seu conhecimento para Parvati ou Shakti, sua esposa. Além disso, para o bem da humanidade, ele ensinou a ciência do Yoga aos antigos rishis que transmitiram esse conhecimento para o resto da humanidade. Todos os sistemas iogues e tântricos o consideram o primeiro guru.
Existem evidências de que os primeiros rudimentos das posturas de ioga surgiram na civilização do Vale do Indo, no atual território paquistanês, por volta de 2000 a.C. Porém a primeira forma organizada de ioga surgiu com o sábio Patanjali, que, por volta de 200 a.C., escreveu o clássico Ioga Sutra.
A principal diferença reside exatamente nisso: a meditação tem como objetivo a estabilidade mental através do “esvaziamento” da mente, e o yoga como filosofia compreende a estabilidade do ser com o todo e consigo mesmo, física e mentalmente.
8 dicas para melhorar sua prática de Yoga
Yoga: técnica milenar tem benefícios comprovados
Brasil. No Brasil, o Ioga teve início em 1947 por iniciativa de Sêvánanda Swámi, um francês de nome verdadeiro Léo Costet de Mascheville. Criador do Sarva Yoga (Ioga Integral), apresentou seus ensinamentos em um Congresso no Rio de Janeiro, assistido também pelo brasileiro Caio Miranda.
Diversos estudos apontam os benefícios da meditação, dentre eles:
A meditação traz benefícios para a saúde integral do praticante, ou seja, para a saúde física, mental e emocional. ... Um dos seus grandes benefícios é que ela ajuda o praticante a reduzir o estresse e a lidar com as emoções, inclusive, com a dor e o sofrimento.
Agora, pesquisadores descobriram que a meditação realmente afeta o cérebro – e para melhor. Alguns estudos indicam que a meditação pode alterar fisicamente o cérebro e o corpo, reduzir a pressão sanguínea, a insônia e os sintomas de depressão e ansiedade.