EQST

O Que Diz O Artigo 5 Do ECA?

O que diz o artigo 5 do ECA?

Art. Nenhuma criança ou adolescente será objeto de qualquer forma de negligência, discriminação, exploração, violência, crueldade e opressão, punido na forma da lei qualquer atentado, por ação ou omissão, aos seus direitos fundamentais.

O que trata o ECA?

Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) é o conjunto de normas do ordenamento jurídico brasileiro que tem como objetivo a proteção integral da criança e do adolescente, aplicando medidas e expedindo encaminhamentos para o juiz. É o marco legal e regulatório dos direitos humanos de crianças e adolescentes.

Quais são os principais temas tratados no estatuto?

5 Temas de ECA para 1ª Fase OAB

  1. 1 – Direitos Fundamentais (ECA) ...
  2. 2 – Medidas Socioeducativas. ...
  3. 3 – Adoção. ...
  4. 4 – Normas de prevenção e proteção. ...
  5. 5 – Perda e Suspensão do Pátrio Poder.

Qual a importância da constituição cidadã na formulação do ECA?

A construção do ECA esteve ancorada na Declaração Universal dos Direitos Humanos (1948) e nos princípios fundamentais da Constituição Federal de 1988, considerada como Constituição Cidadã, que anunciava a determinação para que fosse instalada a Doutrina de Proteção Integral, que além de proteger aqueles que tiveram ...

Quais são os deveres dos conselheiros tutelares?

Atribuições do Conselho Tutelar

  • 1ª Atribuição: Atender crianças e adolescentes e aplicar medidas de proteção.
  • 2ª Atribuição: Atender e aconselhar os pais ou responsável e aplicar medidas de proteção.
  • 3ª Atribuição: Promover a execução de suas decisões.
  • 4ª Atribuição: ...
  • 5ª Atribuição: ...
  • 6ª Atribuição: ...
  • 7ª Atribuição: ...
  • 8ª Atribuição:

Qual é o dever da família da sociedade e do Estado?

É dever da família, da sociedade e do Estado assegurar à criança e ao adolescente, com absoluta prioridade, o direito à vida, à saúde, à alimentação, à educação, ao lazer, à profissionalização, à cultura, à dignidade, ao respeito, à liberdade e à convivência familiar e comunitária, além de colocá-los a salvo de toda ...

Qual o papel do assistente social no Conselho Tutelar?

Quanto à política de assistência social, ela atua no âmbito da coordenação das ações de atenção direta, cabendo-lhe prover o conjunto de bens e serviços demandados pelo Conselho Tutelar, visando assegurar os direitos de seus destinatários.

Quanto ganha um assistente social no Conselho Tutelar?

Conselheiro Tutelar: R$ 1.

Quais são as medidas protetivas do ECA?

O ECA prevê ainda medidas pertinentes aos pais ou responsável, em seu artigo 129, incisos I a X, quais sejam:

  • Encaminhamento a programa oficial ou comunitário de proteção à família.
  • Inclusão em programa oficial ou comunitário de auxílio, orientação e tratamento a alcoólatras e toxicômanos.

Quais as medidas de proteção?

“Por medidas protetivas entendem-se as ações ou programas de caráter assistencial, aplicadas isolada ou cumulativamente, quando a criança ou adolescente estiver em situação de risco, ou quando da prática de ato infracional.” (2016, p. 320).

Como funciona a lei da medida protetiva?

A violência doméstica e familiar contra a mulher constitui uma violação dos direitos humanos. Nesses casos, a medida protetiva é solicitada pela vítima e expedida pela justiça de forma emergencial. Uma vez expedida, determina certas condutas ao agressor, como o seu afastamento – a mais comum.

Tem como retirar um processo de medida protetiva?

Direto ao ponto, a resposta à pergunta é NÃO. Primeiramente porque as MPU (afastamento do lar, proibição de contato, etc) não são definidas pela vítima, mas sim pelo magistrado (a) responsável pelo caso. Assim, qualquer medida envolvendo a revogação deste ato deverá ser tomada pelo próprio Poder Judiciário.

Qual a possibilidade de reverter a medida protetiva?

STJ: Medida protetiva pode ser anulada por meio de habeas corpus.

O que é revogação da medida protetiva?

REVOGAÇÃO DAS MEDIDAS. A concessão de medidas protetivas à vítima é uma medida de natureza cautelar, que impõe restrição à liberdade de ir e vir do indivíduo, e como tal, não pode prolongar-se infinitamente no tempo, muito antes pelo contrário, tem duração temporal limitada.