A maneira específica como uma necessidade é satisfeita depende da história de vida do indivíduo, suas experiências de aprendizado e o ambiente cultural que o circunda. A forma particular de consumo usada por ele para satisfazer uma necessidade é chamada de desejo.
Consumo é o ato de utilizar um produto ou serviço para satisfazer uma necessidade pessoal ou de um grupo. Desta maneira, a ação de comer, se vestir e até mesmo o lazer, são atos de consumo. Podemos consumir bens materiais de longa ou curta duração. ... Para consumir precisamos confeccionar produtos ou elaborar um serviço.
Os impulsos do nosso corpo nos levam a consumir mais do que necessário pois ficamos ansiosos e quereremos consumir mais do que podemos. São impulsoseis e desejos que temos exemplo: quando compramos algo ficamos com o desejo de comprareceber mais e o que chama a nossa atenção.
Consumimos água e alimentos para podermos sobreviver. Comprar roupas é uma atividade de consumo motivada por uma necessidade real, precisamos nos vestir para vivermos numa sociedade que não aceita a nudez no dia a dia, também para agasalhar nossos corpos do frio, da chuva.
A evolução dos produtos, serviços e a influência dos avanços tecnológicos, são fatores que fazem com que a vontade, muitas vezes até compulsiva de consumir, se torna normal no dia a dia das pessoas.
O consumismo exagerado, além de trazer grandes consequências para o indivíduo, prejudica o meio ambiente. O consumo exagerado traz grandes consequências, como o impacto ambiental. O aumento do aquecimento global e outras consequências comprometem os recursos socioambientais.
O Consumismo é o ato que está relacionado ao consumo excessivo, ou seja, à compra de produtos ou serviços de modo exagerado. O consumismo é característico das sociedades modernas capitalistas e da expansão da globalização.
Tipos de consumo
Enquanto uma pessoa com um comportamento comum compra suas coisas de acordo com a necessidade, uma pessoa consumista possui um comportamento mais exagerado: está atrás de novidades, das marcas mais conhecidas ou produtos mais qualificados. Mas, nesses casos, a pessoa tem consciência e a compra não traz sofrimento.
Consumo, segundo o antropólogo argentino Nestor Canclini, pode ser definido como o conjunto de processos socioculturais nos quais se realizam a apropriação e os usos dos produtos para atender às necessidades de sobrevivência humana.
Consumismo é o ato de comprar produtos e/ou serviços sem necessidade e consciência. É compulsivo, descontrolado e que se deixa influenciar pelo marketing das empresas que comercializam tais produtos e serviços. É também uma característica do capitalismo e da sociedade moderna rotulada como “a sociedade de consumo”.
A diferença entre o consumo e o consumismo é que no consumo as pessoas adquirem somente aquilo que lhes é necessário. Já o consumismo, na definição da palavra, se caracteriza pelos gastos excessivos em produtos supérfluos.
O consumismo teve origem a partir da revolução industrial. Após os processos de produção e circulação de um determinado produto ter sido agilizado, a população passou a consumir muito mais do que consumia antes.
Qual é a diferença entre Consumo e Consumismo? No consumo, o ato de comprar está diretamente relacionado à necessidade ou à sobrevivência. ... O consumismo está vinculado ao gasto em produtos sem utilidade imediata, supérfluos.
CONSUMISTA: Paixão por comprar; tendência a comprar sem freio; excesso de consumo; sistema caracterizado por esse excesso. CONSUMIDOR: Que consome; quem compra para gastar em uso próprio.
Assim, o consumismo fundamenta-se em um processo chamado de reificação (coisificação) em que há uma inversão da relação sujeito-objeto. ... Logo, o consumismo retira dos seres humanos sua natureza e a associa aos bens de consumo, objetificando os indivíduos.
consumir é atividade inerente à humanidade, conduta atemporal e pré-requisito de subsistência humana [...]”. Já o consumismo é diferente do consumo, pois o consumidor não necessita do produto em que adquire, mas o compra para satisfazer sua vontade, mesmo, muitas das vezes, sendo supérfluos (OLIVEIRA, 2017).
Na visão de Bauman, vivemos hoje numa cultura de lixo. Numa sociedade de consumidores que sufocam produtores, a lei consumista afirma que quem não consome tornar-se-á humilhado, quem consome livrar-se-á da exclusão, e o que é consumido transformar-se-a em lixo.
“comodificação dos consumidores” ou “fetichismo da subjetividade”, conceitos que serão melhores explanados nos capítulos subseqüentes. A segunda fase caracteriza-se por ser uma sociedade em que a instabilidade dos desejos, o instantâneo, o efêmero ditam as regras.
Sem consumo não tem capitalismo. E quanto mais consumistas formos, mais forte se torna o capitalismo. O capitalismo está baseado no capital, o qual é atingido a partir da venda do que é produzido. Se não houver ninguém para consumir, não haverá venda e muito menos capital acumulado.
O comunismo é uma ideologia política e socioeconômica baseada na abolição da propriedade privada e das classes sociais. Já o capitalismo refere-se a um sistema sócio-econômico fundamentado no direito à propriedade privada dos meios de produção e no livre comércio de bens e produtos.