É imprescindível informar o nome fantasia, a razão social, o CNPJ, a inscrição municipal, a inscrição estadual, seu endereço, a forma de contato e, também, se você é optante pelo Simples Nacional. É mais comum que esse preenchimento tenha de ser feito apenas uma vez.
A Nota Fiscal de Serviço (NFS), como o nome indica, é usada para registrar a prestação de serviços de uma empresa. Assim como a nota fiscal de produto, ela serve para comunicar ao governo o trabalho realizado, recolhendo os impostos corretamente e sendo um comprovante de que a atividade foi realmente efetivada.
Deve ser preenchido com o nome do tomador do serviço, se pessoa física, ou com a razão social, se pessoa jurídica. Deve ser informado além da rua ou avenida, o complemento, como nº do estabelecimento, Bairro ou Distrito. Informar a cidade do tomador do serviço. Informar o estado do tomador do serviço.
A Discriminação dos Serviços é um campo livre em que o prestador detalha os serviços prestados. Informações sobre data de vencimento, canhoto, contratos ou qualquer outra informação relevante podem ser discriminadas neste campo.
Para efetuar a inclusão de uma nota, vá até o menu Estoque>Notas Fiscais e clique sobre o botão "Novo Cadastro". Será exibido a tela para preenchimento do cabeçalho da nota. Antes de iniciar o lançamento, selecione o Modelo da nota fiscal, pois dependendo do modelo selecionado os campos de lançamento serão alterados.
Para emitir a Nota Fiscal Avulsa, o MEI deve procurar um posto de atendimento da Secretaria de Fazenda Estadual mais próximo em seu município. Com a implantação da Nota Fiscal Avulsa Eletrônica, pelas Secretarias de Fazenda Estadual e/ou Municipal e Prefeituras, a nota fiscal avulsa em papel está em extinção.
Esse documento, que pode ser impresso em papel A4, serve apenas para acompanhar as mercadorias durante o transporte e para a entrega ao consumidor não contribuinte do imposto, caso seja necessário.
Uma das formas de emitir a nota fiscal de entrada é acessando o Portal Nacional da NF-e. Acessando o campo “Consultar NF-e Completa” você consegue baixar a nota depois de informar a chave de acesso e localizá-la.
De forma prática, nota fiscal de entrada é o documento para comprovação fiscal da movimentação de mercadorias recebidas, ao contrário da nota fiscal de saída, que é quando você vende algo. Tanto o fornecedor, como vimos antes, quanto o comprador, tem responsabilidade de emitir a nota.
Em que casos deve ser emitida uma NFe de entrada?
- Na compra de produtos sem nota fiscal e para comprovar a aquisição desses, o MEI deve emitir uma Nota Fiscal de Entrada, em seu próprio talão (bloco), ou seja, deverá preencher a opção de entrada de mercadoria, com seus próprios dados (campo do destinatário), discriminando todas as mercadorias adquiridas sem ...
Confira o passo a passo de como emitir nota fiscal Simples Nacional:
Passo a passo para fazer a Nota Fiscal de Importação
Visto que é uma operação de Entrada, o CFOP que você deverá indicar deve começar com 1 ou 2. Exemplo: Seu fornecedor lhe fez uma venda, indicando o CFOP 5.
CFOP 6102, queremos dizer que ele é de saída, mas interestadual. Ou, podemos utilizar o CFOP 7102, para quando for uma saída para o Exterior (exportação). CFOP 1102 (Compra para comercialização) estamos informando que é uma entrada de mercadoria de dentro do mesmo Estado.
CFOP 1102 - Compra para comercialização.
Se o produto estiver com CFOP 5101 na entrada será 1101 para produção ou 1102 para revenda e para os itens que tiverem 5401 na entrada 1401 produção 1403 revenda.
O código 5101 se aplica a todas as operações de vendas de mercadorias produzidas pela própria empresa. Isso significa que todos os documentos que registram essas vendas devem conter esse tipo de identificação. Com este código, o documento passa a informar o tipo de venda realizada e o local dessa venda.
CFOP 5101 - Venda de produção do estabelecimento.
Neste post, demonstra-se a emissão de Nota Fiscal Eletrônica (NF-e) de Venda Interestadual de mercadorias de produção do próprio estabelecimento.
CFOP 6101 - Venda de produção do estabelecimento.
6553
2102 - Compra para comercialização Classificam-se neste código as compras de mercadorias a serem comercializadas. Também serão classificadas neste código as entradas de mercadorias em estabelecimento comercial de cooperativa recebidas de seus cooperados ou de estabelecimento de outra cooperativa.
1102 é o CFOP usado para nota de compras de mercadoria DENTRO do seu estado. 2102 é o CFOP usado para nota de compras de mercadoria FORA do seu estado.
O CFOP será um CFOP especifico para devolução de mercadoria vendida ao cliente, nesse caso o CFOP 1202 (dentro do estado) ou 2202 (fora do estado) com a Natureza da Operação "Devolução de venda de mercadoria adquirida ou recebida de terceiros".
CFOP 2102 - Compra para comercialização.