EQST

O Que Coeficiente De Partiço Para Um Frmaco?

O que é coeficiente de partição para um fármaco?

O coeficiente de partição de um fármaco é a medida de sua distribuição em um sistema de fase lipofílica/hidrofílica, e indica sua capacidade de penetrar sistemas biológicos multifásicos.

O que é o coeficiente de partição?

O valor do coeficiente de partição, é um parâmetro freqüentemente usado como medida quantitativa da lipofilicidade de compostos bioativos. O valor do coeficiente de um composto pode ser interpretado como sendo a somatória de dois termos: um relacionado com volume e o outro com interações intermoleculares.

Quanto maior o coeficiente de partição?

O coeficiente de partição será maior quanto menor for a polaridade da substância. Quanto maior essa relação, com maior facilidade a substância passa através das membranas celulares.

O que é coeficiente de partição Octanol água?

O coeficiente de partição octanol-água (KOW) dos PCBs foi a propriedade selecionada para este estudo. KOW é uma medida da lipofilicidade de um composto e é definido como a razão da concentração do mesmo, no equilíbrio, após dissolução em um sistema de duas fases, formadas por dois solventes imiscíveis, água e octanol.

O que é log de P?

Lipossolubilidade (Log P) é conceituada como o coeficiente de partição de uma substância entre uma fase orgânica e uma fase aquosa, isto é, a razão entre a concentração de fármaco que tende a ficar na fase orgânica e a concentração de fármaco que tende a permanecer na fase aquosa num modelo de dois compartimentos.

Como calcular o log de P?

LogP de uma molécula pode ser calculado por meio da soma das contribuições hidrofóbicas de cada um de seus fragmentos ou átomos mais as diversas correções.

O que é forma ionizada e não ionizada?

A forma não ionizada é habitualmente solúvel em lipídio (lipofílica) e difunde-se imediatamente através de membranas celulares. A forma ionizada tem baixa lipossolubilidade (mas alta solubilidade aquosa — i. e., hidrofílica) e alta resistência elétrica e, por isso, não pode penetrar facilmente na membrana celular.

Quais são as principais propriedades Físico-químicas envolvidas na atividade biológica de fármacos?

Entre as propriedades físico-químicas mais importantes para o estabelecimento da atividade biológica de fármacos citam-se a distribuição eletrônica, a hidrofobicidade e a estereoquímica da molécula.

Quais são as características ideais para um fármaco?

Resposta. Resposta: efetividade, segurança, seletividade, reversibilidade, fácil administração, mínimas interações, isento de reações adversas.

Quais as principais diferenças entre fármacos e drogas?

Medicamento (medicamentum = remédio): fármaco com propriedades benéficas, comprovadas cientificamente. Todo medicamento é um fármaco, mas nem todo fármaco é um medicamento. Droga (drug = remédio, medicamento, droga): substância que modifica a função fisiológica com ou sem intenção benéfica.

O que é o que é farmacologia?

A farmacologia é a ciência que estuda os efeitos de uma substância química sobre a função dos sistemas biológicos, fundamentalmente dependente da interação droga/organismo. A farmacologia é ferramenta indispensável para os profissionais da área de saúde que lidam direta e indiretamente com a prescrição médica.

O que significa o medicamento ser lipossolúvel?

Substâncias lipossolúveis são aquelas que são solúveis em gorduras. Essas substâncias não são solúveis em solventes orgânicos, e são solúveis em gordura, portanto para irem ao tecido alvo necessitam de moléculas transportadoras como o colesterol para atravessarem o plasma sanguíneo.

O que é lipossolubilidade e Hidrossolubilidade de uma molécula?

Lipossolubilidade é a facilidade de penetração em uma membrana biológica. A propriedade físico-química que mede a Lipossolubilidade é o coeficiente de partição lipídio-água. Hidrossolubilidade é a característica daquilo que pode ser dissolvido em água.