Censura é uma palavra com origem no latim censura que significa o ato ou efeito de censurar. Censura também pode ser sinônimo de repreensão ou reprimenda. ... A Igreja também censurou determinadas obra literárias, com o objetivo de preservar a fé e a moralidade daqueles que acreditavam.
Censura significa repreensão ou ato de censurar, é a restrição da liberdade. A censura é usada para reter informações ou controlar alguma ação. Ambas são palavras muito relativas, mas sem censura pode significar uma classificação livre para algum filme, por exemplo. Sem censura é o oposto de censura.
A censura na Internet é o controle ou a supressão da publicação ou acesso de informação na Internet. ... Pseudoanonimato e data havens como a Freenet permitem incondicional liberdade de expressão, já que a tecnologia garante que materiais não podem ser removidos e o autor de qualquer informação irrastreável.
Resposta. Resposta: A pouca mobilidade linguística exercida pelos indivíduos de uma sociedade. Os mesmos sendo coagidos a falarem de modo restrito.
No primeiro caso entidades públicas e privadas exercem a censura de alguém ou de alguma pessoa jurídica por meio de um controle externo. No segundo caso os próprios responsáveis pela expressão ou informação decidem silenciar devido ao temor de represálias públicas ou sociais.
Significado de Censurar verbo transitivo direto Criticar com veemência; condenar, reprovar, repreender: censurar um comportamento reprovável. verbo transitivo direto e bitransitivo Assinalar um problema, falha ou defeito, em algo ou alguém: sua mãe censurava seu vício; censuraram o chefe por sua maneira de falar.
Que recebeu algum tipo de censura (moral, política, política etc.). Que teve sua(s) falha(s) ou defeito(s) notados; criticado. Que recebeu algum tipo de julgamento desfavorável; que não recebeu aprovação; desaprovado. ... Etimologia (origem da palavra censurado).
Censura (do latim censūra) é a desaprovação e consequente remoção da circulação pública de informação, visando à proteção dos interesses de um estado, organização ou indivíduo. Ela consiste em toda e qualquer tentativa de suprimir a circulação de informações, opiniões ou expressões artísticas.
Assim, se a censura serviu para cercear periódicos de grande circulação como Última Hora e Correio da Manhã e os da imprensa alternativa ou nanica, como Opinião, Movimento, Em Tempo, Pasquim, igualmente foi útil a muitos outros para calar aqueles que veiculavam posições contrárias ao regime e/ou à ordem capitalista.
A Censura era realizada de uma forma, que qualquer pessoa contra o Regime (Seja em uma música, protesto, mídia) fosse torturado, exilado do país ou até mesmo morto.
Resposta. Se houver censura e/ou imposição de comportamentos e padrões a serem seguidos numa sociedade democrática, a noção de democracia é perdida, já que a democracia é marcada pela liberdade de expressão, onde os indivíduos tem o direito de manifestar sua opinião.
Quem não coopera pode ter problemas na Justiça. E instaura-se, assim, um clima de medo e autocensura. Além disso, há governos que tentam dificultar cada vez mais o acesso a serviços online e redes sociais.
Art. 220 - A manifestação do pensamento, a criação, a expressão e a. informação, sob qualquer forma, processo ou veículo, não sofrerão qualquer restrição, observado o disposto nesta Constituição. ... §2° - É vedada toda e qualquer censura de natureza política, ideológica e artística.
A liberdade de expressão serve como instrumento decisivo de controle de atividade governamental e do próprio exercício do poder. O princípio democrático tem um elemento indissociável que é a liberdade de expressão, em contraposição a esse elemento, existe a censura que representa a supressão do Estado democrático.
Liberdade de Expressão é o direito que permite as pessoas manifestarem suas opiniões sem medo de represálias. ... Ou seja, ela significa o direito de exteriorizar a opinião pessoal ou de um grupo, sempre com respeito e respaldada pela veracidade de informações.
“Todo o indivíduo tem direito à liberdade de opinião e de expressão, o que implica o direito de não ser inquietado pelas suas opiniões e o de procurar, receber e difundir, sem consideração de fronteiras, informações e ideias por qualquer meio de expressão.”
A Liberdade de Expressão é o direito básico de todo sujeito se manifestar livremente, expressar suas opiniões e crenças, receber ideias e informações através do meio artístico, da linguagem oral e escrita, bem como qualquer outro meio de comunicação, independentemente de licença ou censura.
Liberdade de expressão é a garantia assegurada a qualquer indivíduo de se manifestar, buscar e receber ideias e informações de todos os tipos, com ou sem a intervenção de terceiros, por meio de linguagens oral, escrita, artística ou qualquer outro meio de comunicação.
Principais aspectos jurídicos da liberdade de expressão. A liberdade de expressão consiste na garantia de livre manifestação, na proteção jurídica de um espaço para que cada indivíduo possa se exprimir socialmente e no direito de se pronunciar ou de se manifestar de qualquer outra forma.
Existem três tipos de liberdade :
A liberdade de expressão em seu processo criativo não pode ter qualquer tipo de limite, enquanto na esfera privada, mas a exibição pública do resultado dessa liberdade de expressão tem que respeitar os limites da lei.
O princípio da liberdade de expressão deve ser protegido pela constituição de uma democracia, impedindo os ramos legislativo e executivo do governo de impor a censura.
“A manifestação do pensamento é um dos atributos da liberdade de expressão, entretanto deverá ser realizada de maneira responsável”. A própria Constituição determina que é livre a liberdade de expressão, vedando o anonimato.
Regula a liberdade de manifestação do pensamento e de informação. Art . 1º É livre a manifestação do pensamento e a procura, o recebimento e a difusão de informações ou idéias, por qualquer meio, e sem dependência de censura, respondendo cada um, nos têrmos da lei, pelos abusos que cometer.
Portanto um meio eficaz seria conscientizar a sociedade dos limites previstos por lei, além de ter a iniciativa individual de respeitar a opinião alheia e promover o debate a respeito de temas polêmicos para se chegar na melhor forma de resolver esse tema.